As Profissões — poema infantil de Nelson Nunes da Costa

16 07 2008

 

AS PROFISSÕES

 

– Sou lavrador — cavo a terra

Para depois semear.

 

– Eu, pescador, passo a vida

Na canoa sobre o mar.

 

                                   – Mitigo as dores da vida

                                   Sou solícita enfermeira.

 

– Eu sou  mecânico perito,

Não sei de melhor carreira.

 

                                   – Operário, desde cedo,

                                   Que começa o meu labor.

 

– Nos incêndios, o bombeiro,

Revela o grande valor.

 

                                   – Eu sou médico excelente,

                                   Tenho curas assombrosas.

 

– Na cozinha, ao fogo ardente,

Faço comidas gostosas.

 

                                   – Comerciante zeloso,

                                   Não me afasto do balcão.

 

– Eu sou modista afamada,

Pois coso com perfeição.

 

                                   – Sacerdote caridoso,

                                   Eu trabalho pela cruz.

 

– Aprendiz de carpinteiro,

Eu sou o que foi Jesus.

 

                                   Toda profissão é nobre

                                   Exercida com carinho,

                                   Só o homem preguiçoso

                                   Acha o trabalho mesquinho.

 

 

Nelson Costa

 

Nelson Nunes da Costa ( RJ 1899 – 1976) Jornalista, professor, Membro da Academia Carioca de Letras.  Estudioso da Historiografia carioca foi diretor do departamento de História e Documentação do Município do Rio de Janeiro.  Cronista, jornalista, professor, contista e escritor.  

 

Algumas obras:

 

Bonecos e bonecas Conto, 1922  

Páginas cariocas Crítica, teoria e história literárias, 1924  

Rio de ontem e de hoje Crítica, teoria e história literárias, 1958  

O Rio através dos séculos: a história da cidade em seu 4° centenário, 1965

 

 

Do livro:

 

Criança brasileira: segundo livro de leitura, Theobaldo Miranda Santos, Agir: 1950, Rio de Janeiro.

 

 

 

 


Ações

Information

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.465 outros seguidores

