Geek? Os 11 livros de ficção científica essenciais para a sua leitura.

31 08 2008

 

 

 

Ilustração Mauricio de Sousa

Ilustração Maurício de Sousa

O portal Inside Tech publicou uma lista dos 50 livros de leitura essencial para a formação dos geeks.  Não sou capaz de julgá-los nas outras áreas, mas gostei muito do que vi em termos de clássicos da literatura de ficção científica e feliz de ver que 10 dos 11 títulos mencionados encontram-se traduzidos e publicados no Brasil.   O único não traduzido, o livro de Doug Coupland deve estar a caminho.  Já há tradução para o espanhol.  Além do mais, se você é um verdadeiro geek, deve poder lê-lo em inglês.   

 

 

 

 

 

 

 

  

 

http://www.insidetech.com/

 

 

Coloco abaixo a lista com seus respectivos dados. 

 

1 – Nevasca — Neal Stephenson

 

Algum tempo no futuro. Os Estados Unidos, como conhecemos, não existem mais. O país está nas mãos de mercenários e corporações de toda espécie. Hiro trabalha para uma dessas corporações como entregador de pizzas. Mas isso é no mundo que conhecemos. Na realidade virtual, o Metaverso, pertence à elite que criou aquele lugar, habitado por avatares de toda espécie. Em qualquer dos dois mundos, Hiro também é um exímio samurai, que precisará de todas suas habilidades para salvar esses mundos de uma terrível ameaça. Seu nome – Snow Crash.

 

Editora: Aleph
ISBN: 8576570548
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 440
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

2 – Neuromancer –  William Gibson

 

Um hacker renegado, uma samurai das ruas, um fantasma de computador, um terrorista psíquico e um rastafari orbital num thriller sexy, violento e intrigante. De Tóquio a Istambul, das estações espaciais ao não-espaço da realidade virtual, o tenso jogo final da humanidade contra as Inteligências Artificiais…
 
 
Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o primeiro – e ainda hoje o mais famoso – livro de William Gibson. É considerado não só o romance que deu origem ao gênero cyberpunk, mas também o seu melhor representante. Edição especial com nova tradução, nova capa e projeto gráfico, novo prefácio e notas explicativas.

 

Editora: Aleph
ISBN: 8585887907
Ano: 2003
Edição: 3
Número de páginas: 304
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

3 –  Eu, Robô Isaac Asimov

 

Isaac Asimov vive circulando pelo espaço, achando histórias em estrelas e planetas distantes e nos visitando de vez em quando. O que poderia ser só uma licença poética para descrever seu ofício de autor de ficção científica é a mais pura verdade desde que um asteróide foi batizado com seu nome. Poucas honras poderiam ser maiores para um autor do gênero, e Asimov ainda tem outras: recebeu da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica o título de Grande Mestre e escreveu quase 500 livros.

 

Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov ? Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.. Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. Eu robô foi adaptado para o cinema, e tem previsão de lançamento mundial em agosto. 

 

Editora: Ediouro
ISBN: 8500015292
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 320
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

4 –  O Guia do Mochileiro das Galáxias, – Douglas Adams

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetárias. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

 

Editora: Sextante
ISBN: 8575421042
Ano: 2004
Volume: 1
Edição: 2
Número de páginas: 192
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

5 –   Do Androids Dream of Electric Sheep?  Philip K. Dick  em português

 

Editora: Oxford do Brasil
ISBN: 01947922226
Ano: 2008
Volume: 1
Edição: 3
Número de páginas: 120
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

6 –   O Jogo do Exterminador. – Orson Scott Card

No romance, Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência.

O romance de ficção científica O Jogo do Exterminador foi originalmente lançado nos Estados Unidos em 1985. Ele é uma expansão da noveleta O Jogo do Exterminador, que foi a grande responsável pelo fato de seu autor, Orson Scott Card, ter recebido o Prêmio John W. Campbell, Jr. de melhor escritor estreante, em 1978. A versão romance recebeu os prêmios Hugo 1986 e Nebula 1985 – os dois principais prêmios da ficção científica em língua inglesa. O livro também está na lista de clássicos de John Clute, considerado um dos principais críticos de ficção científica. O Jogo do Exterminador foi publicado no Brasil em 1990, com esse mesmo título, pela Editora Aleph, quando recebeu o Prêmio Nova de Ficção Científica, conferido pela comunidade brasileira de FC.

 

Editora: Devir
ISBN: 8575322575
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 380
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

7 –  A Máquina do Tempo, —   H G  Wells   

 

Poderemos, algum dia, viajar no tempo? O herói de Wells foi ao futuro. O que viu ali encheu sua alma de terror e piedade pela espécie humana. O viajante do tempo percorre milhares de anos e encontra um espelho para sua alma…

 

Editora: Nova Alexandria
ISBN: 9788586075209
Ano: 1994
Edição: 1
Número de páginas: 126
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

8 – Micro Servos, Doug Coupland  

 

 

 

Editora: Nova Fronteira
ISBN: 
Ano: 1995
Edição:
Número de páginas: 440
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

  

9 — Planolândia: um Romance de Muitas Dimensões, — Edwin A. Abbott

 

Publicado pela primeira vez em 1884, na Inglaterra, ironiza o sexismo e o autoritarismo da sociedade vitoriana por meio deste romance habitado por figuras geométricas. Em Planolândia, figuras geométricas dotadas de características humanas convivem em um universo bidimensional onde a ordem é mantida a ferro e fogo por autoridades poligonais, os nobres, e circulares, o clero.

 

Editora: Conrad
ISBN: 8587193678
Ano: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 126
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

 

10 –  1984,  George Orwell  — edição comemorativa.

 

Este livro não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984, o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

 

Editora: Nacional
ISBN: 8504006115
Ano: 2003
Edição: 29
Número de páginas: 302
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

11 – O admirável mundo novo, — Aldous Huxley

 

Edição revista da clássica ficção científica que descreve as formas mais sutis e engenhosas que pode assumir o pesadelo do autoritarismo.

 

Editora: Globo
ISBN: 8525033227
Ano: 2001
Edição: 2
Número de páginas: 309
Acabamento:  Brochura
Formato: Médio

 

Então, está esperando o quê?  Mãos a obra…

Para verificar a lista toda, inclusive os livros mais técnicos aqui está o link:
 

Ações

Information

27 responses

4 09 2008
Notas sobre livros e outras coisas legais de 1.9.2008 a 3.9.2008 | Livros e afins

[...] Os 11 livros de ficção científica essenciais para um geek – Geek são os nerds de hoje. Não exatamente. Bem… são supostamente mais cools e antenados, mas enfim… 11 livros que você deveria ler se você é ou gostaria de ser um. [...]

6 09 2008
Livros obrigatórios para Geeks | Tecnoclasta

[...] o artigo Geek? Os 11 livros de ficção científica essenciais para a sua leitura. Tecnoclasta ©2007-2025. « Fotos da preparação da Atlantis no Big Picture [...]

2 12 2008
Delfin

Microservos saiu pela Nova Fronteira faz um tempão, corrige aí :)

2 12 2008
peregrinacultural

Realmente Delfin, obrigada pela informação. Foi publicado em 1995. Só encontrei informações na ESTANTE VIRTUAL. Não aparece mais no catálogo da Nova Fronteira. Corrigido!

7 07 2009
Alcy Inacio

Gostaria de encontrar para comprar um livro de Ficção Científica que li a uns 30 anos.
Nao lembro o nome do autor, nem titulo nem editora. Só lembro de uma pequena descrição da história. Gostaria que alguem pudesse me ajudar a encontrá-lo.

É sobre um quimico que trabalhava na Lua já colonizada e que encontra uma mensagem com simbolos extra-terrestres e ele consegue decifrar tais simbolos.
Esta mensagem vem de uma civilização de outro universo e dá informações de como construir uma máquina neste nosso universo de tal maneira que eles poderiam transferir energia de um universo para outro em quantidades infinitas. Depois de muitos anos transferindo energia de um universo para outro, descobrem que este processo estava causando um desequilibrio catastrófico nos 2 universos. Depois de muitas pesquisas conseguem achar uma solução.

7 07 2009
peregrinacultural

Alcy, vou tentar procurar. Nesse meio tempo deixe-me lhe dar um site que lista livros de ficção científica em que a LUA é o lugar onde o a história se passa. http://www.biblioinfo.com/moon/sf_moon.html
Mesmo que você não leia em inglês, talvez o título ajude na lembrança. Um abraço! Ladyce

16 07 2010
eDUARDO

oLÁ, INTERNALTA. ESTE LIVRO QUE VOCÊ MENCIONOU ME FAZ LEMBRAR UM QUE LÍ DE ISAAC ASIMOV, E SE CHAMA “O DESPERTAR DOS DEUSES.” CONFIRA.

14 01 2011
Cássio

Cara, eu conheço esse livro chama-se Os Proprios Deuses na edição atual,mas como você leu há uns 30 anos achou que se lembrava pelo nome O Despertar dos Deuses. Espero ter ajudado, boa sorte

1 08 2009
Alexandre José Devoglio

Bom dia ou Boa Noite!
Ah Sei lá, o importante é notar que se voce realmente gosta de um bom livro de Sci Fi por favor não deixe de Ler “O Homem Demolido” (Alfred Best). Um livro fantastico e que te prende do começo ao fim. Recomendadissimo.
Dos demais da lista, O Guia do Mochileiro das Galáxias,O Jogo do Exterminador,Micro Servos. Não tive a oportunidade de Lê-los ainda, os outros eu os cultuo a mais de 15 anos.

Abraços!

15 11 2009
maria cristina

Olá, Alexandre José Devoglio

Lê seu cometário e gostei muito, sei que não lembra mais de mim, mas deixo um Abraço é bom saber que está bem.

Beijos Cris

16 11 2009
peregrinacultural

Maria Cristina, acredito que haja um engano… Não sei quem é Alexandre José Devoglio, mas agradeço à sua visita ao meu blog e fico feliz em saber que você gostou do artigo. Um abraço, Ladyce West

1 08 2009
peregrinacultural

Obrigada pela visita e pela dicas! Tenho certeza que os outros livros não desampotarão. Abraços!

7 09 2009
Eduardo Ambrosio

Alcy Inacio,

O nome do Livro é Crepusculo dos Deuses do Asimov.

5 12 2009
jorlanio

Olha que maravilha esta lista mas acredito que teria a audácio de acrescentar mais dois livros belissimos:
DELIRIO CÓSMICO: Universo em tese e outros desatinos e
Um inconsequente inconteste

Todos do mesmo autor e editora Barauna.Entrem no google e vejam que obra prima.Estes livros contam uma estoria em ficção cientifica inspirada nas nossa Mata Atlantica o que levaria qualquer um ao delirio!
Graças a Deus que li estes livros!
Abraços a todos os leitores

27 05 2010
Lucas Santiago

Dois livros que são muito bem recomendados: de Arthur C. Clark – Encontro com Rama; e de KG Ericson – Filhos de Vesta

4 11 2010
Alexandre José Devoglio

Coletores, Os (eric Garcia)
Seria um clichê à la “MINORITY REPORT” ou mera audacia do escritor?
recomendado!

6 11 2010
maria cristina

Peço desculpa por estar utilizando o blog peregrinacultural, para entrar em contato com Alexandre Jose Devoglio, e que perdi todo contato com o mesmo.
Alexandre eu não consigo seu contato, mas vc tem meios de conseguir o meu, li uma postagem no site apontador que vc deixou, neste site tem um telefone onde vc pode falar comigo. Bj Cris

Agradeço a compreensão de todos do blog.

6 11 2010
maria cristina

Peço desculpa por estar utilizando o blog peregrinacultural
Mas Alexandre Devoglio liga pra mim.
Bj Cris

Agradeço a compreensão de todos do blog.

7 12 2010
mtssmartins

Olá. Sou fã de sci-fi, acho que faltou na lista algo de Clarke haha…

Eu estava lendo Admiravel mundo novo, bem intrigante, mais parei para ler um outro que eu queria ler já e tava para chegar no correio , a Trilogia Fundação do Asimov, que é muito boa *–* haha
Abraços!

12 03 2012
Notas sobre livros e outras coisas legais de 1.9.2008 a 3.9.2008 | Livros e afins

[...] Os 11 livros de ficção científica essenciais para um geek – Geek são os nerds de hoje. Não exatamente. Bem… são supostamente mais cools e antenados, mas enfim… 11 livros que você deveria ler se você é ou gostaria de ser um. [...]

1 05 2012
Luis

Lista muito interessante. Eu ainda colocaria Fahrenheit 451 do Ray Bradbury e Duna, de Frank Herbert.
Estou procurando um livro que não me lembro o nome ou o autor. Sei que é inglês. É uma distopia que narra uma humanidade que é controlada por robôs que estão em órbita do planeta e foram originalmente criados para organizar o tráfego nas cidades. Ou algo parecido… rsrsrs.
Se alguém souber, agradeço a ajuda.
Abs.

1 05 2012
peregrinacultural

Luís, você estaria falando dos livros de David H. Keller? The Threat of the Robot: and other Nightmarish Futures? Esse livro acabou de sair em paperback nos EUA, pela editora Black Dogs Books. Mas esse autor é americano, já morreu (David Henry Keller, 1880 – 1966) e foi um dos grandes escritores de sagas populares de ficção científica. Vale a pena dar uma checada. Abraços.

25 12 2012
Luiz Cláudio

Aproveitando o seu Blog para uma consulta de um Livro de Ficção Científica, que li a uns tinta anos, e já pesquisei bastante na net, mas não consigo achar nenhuma informação. O Título era algo Assim “A Maldição de Shanglin” , não sei o autor, mas era traduzido para o Português, a História de um praga originada na China, que devastava todos os grâos da terra, e levava as populações à fome e consequentemente à morte. O cenário era Londres, e quando a ajuda internacional não conseguia mais ajudar a Ásia, o problema chega à Europa e medidas de contensão são tomadas como explosão de bombas atômicas para diminuir a população e tentar a sobrevivencia. Nesse contexto um cidadão inglês tem acesso a informações as sigilosas do que vais acontecer se arma até os dentes, junta a sua família e a família de um amigo e seguem numa jornada espetacular e dramática por bloqueios policiais, vandâ-los etc, num cenário de horror em busca de um abrigo no interior do país, onde o aguarda seu irmão caipira. O livro é ótimo. Gostaria de ler novamente. Me ajudem.
Informações para: lcpjansen30@hotmail.com

6 08 2013
Mila

muiito boas essas histórias de ficções científicas

6 08 2013
peregrinacultural

Mila, que bom que você gostou. Alguma coisa mais a acrescentar? Leu algum livro de ficção cientifíca que queira recomendar? :)

11 09 2013
Bianca

Olá! Olha, não sei se você já teve a oportunidade de ler Ponto de Impacto, do autor Dan Brown, mas esse livro é simplesmente fantástico! Me prendeu do começo ao fim, é perfeito! E olha que eu nem sou muito fã de livros de ficção científica, mas esse aí… foi simplesmente SURPREENDENTE! leitura imperdível!

11 09 2013
peregrinacultural

Ainda não li, mas já ouvi falar que é muito bom. Obrigada pela dica, vou ler. :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.129 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: