Sugestões de livros para adolescentes mais velhos

18 12 2008

jan-mcdonald-pastel-painting-girl-reading

Venezianas, sd

Jan Mcdonald (EUA)

Pastel sobre papel.

 

 

Então o seu adolescente já leu todos os volumes do Harry Potter.  Ele ou ela está crescendo e você quer continuar a lhe dar incentivo para ler.  Esta lista menciona alguns livros que são hoje os favoritos entre adolescentes.  A lista foi compilada numa tentativa de expandir o conhecimento do jovem leitor – do jovem adulto — com o que está sendo lido lá fora.  Os clássicos também foram escolhidos assim.   Que fique claro: esta é uma lista para o adolescente mais velho, de 15 anos ou mais.  No fundo, você, que conhece o seu adolescente será o melhor juiz desta seleção.

 

 

 

LIVROS  RECENTES

 

 

CONTOS DE BEEDLE, O BARDO, OS
ROWLING, J. K.

‘Os contos de Beedle, o Bardo’, livro que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter.

 

BRISINGR – TRILOGIA DA HERANÇA LIVRO 3
PAOLINI, CHRISTOPHER

Eragon e seu dragão, Saphira, conseguiram sobreviver à batalha colossal na Campina Ardente contra os guerreiros do Império. No entanto, Cavaleiro e dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios. Eragon se vê envolvido numa série de promessas que talvez não consiga cumprir, como o juramento a seu primo, Roran, de ajudá-lo a resgatar sua amada Katrina das garras de Galbatorix. Todavia, Eragon deve lealdade a outros também.  Os Varden precisam desesperadamente de sua habilidade e força, assim como elfos e anões. Com a crescente inquietação dos rebeldes e a iminência da batalha, Eragon terá de fazer escolhas que o levarão a atravessar o Império, viajando muito além. Escolhas que poderão submetê-lo a sacrifícios inimagináveis – Eragon é a única esperança de libertar o reino da tirania de Gabaltorix. Conseguirá o jovem unir as forças rebeldes e derrotar o Império?

 

 

CREPUSCULO
MEYER, STEPHENIE

‘Crepúsculo’ marca a estréia da americana Stephenie Meyer, que assina uma saga de quatro livros. Em ‘Crepúsculo’ Stephanie narra a história de uma jovem que, ao se mudar para uma pequena cidade do Estado de Washginton, conhece um amigo enigmático pelo qual se apaixona.

 

 

LUA NOVA
MEYER, STEPHENIE

Para Bella Swan, há uma coisa mais importante do que a própria vida – Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um monstro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando.

 

MENINO DO PIJAMA LISTRADO, O
BOYNE, JOHN

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.

 

MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, A
ZUSAK, MARKUS

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em ‘A menina que roubava livros’. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, ‘O manual do coveiro’. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.

 

PACTO, O

PICOULT, JODI

 

Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página. A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade?

 

VIDA INTERROMPIDA, UMA

MEMORIAS DE UM ANJO ASSASSINADO

SEBOLD, ALICE                               

 

A história de Susie Salmon, quando começa a se desvelar na sua frente, faz os compromissos, assim como os amigos, a família, a fome, o sono e até o celular tocando, parecerem bem pouco interessantes e menos urgentes. Os ‘ossos’ do título em inglês não são os restos de Susie, a menininha que conta a história depois de morta. São a estrutura sobre a qual a vida é construída. Outra audácia é a de colocar Susie Salmon no céu. Sim, é para cima que vai nossa protagonista. E é para baixo que ela olha, com olhos atentos, enquanto conta a história de sua família , agora traumatizada, de como seu assassino planeja os detalhes minuciosamente para não ser descoberto, de como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele. A partir daí ela conta que, por estar inconformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no Céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia.

 

 

 

 ALGUÉM PARA CORRER COMIGO  

GROSSMAN, DAVID

 

Assaf é um garoto de dezesseis anos que gosta de futebol, fotografia e de passar as horas livres no computador. Durante as férias, arrumou um emprego temporário na prefeitura de Jerusalém. Ele não sabe, mas sua vida logo vai ser atingida por um turbilhão. A garota Tamar tem a mesma idade de Assaf e um plano audacioso e urgente – ela precisa libertar seu irmão Shai de uma organização clandestina que escraviza jovens artistas e os prende num albergue sinistro, onde músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, contorcionistas e cantores são abastecidos com heroína e outras drogas. Tudo começa quando Assaf sai numa corrida desenfreada pelas ruas de Jerusalém atrás de um cachorro. Sua tarefa – encontrar o dono do animal. Tamar, por sua vez, passa a viver nas ruas, como cantora. Ela também está empenhada numa missão, e o acaso reservou um encontro secreto entre eles. Para escrever o livro, David Grossman empreendeu uma pesquisa minuciosa e entrevistou inúmeros jovens que vivem nas ruas de Jerusalém. ‘Alguém para correr comigo’ é um romance que combina elementos que vão do realismo a um tratamento fabular inventivo. A narrativa segue num jogo de revelação e suspense até as últimas páginas. 

 

 

margaret-bayalis

Hora de leitura, sd

Margaret Bayalis (EUA)

Óleo sobre tela.

 

 

LIVROS    CLÁSSICOS

 

 

 

CHAMADO SELVAGEM, O

LONDON, JACK

 

 

Buck vivia tranqüilamente no sítio do juiz Miller, no vale da Santa Clara, na Califórnia. Filho de um são bernardo com uma pastora escocesa, ele era um cão imponente, com músculos firmes, pêlos quentes e compridos. Entretanto, não fazia nada além de passear pelos vales, acompanhando os netos de seu dono. Até que um dia, Buck foi roubado e vendido a exploradores de ouro que partiam para uma aventura pelo Alasca. A partir daí, sua vida sofreu uma reviravolta e ele foi obrigado a trabalhar duro, num ambiente inóspito. O que seus novos donos não esperavam era que, ao adaptar-se à nova realidade, Buck começava a fazer parte dela e a descobrir sua verdadeira natureza.

 

FAHRENHEIT 451

BRADBURY, RAY

 

Imagine uma época em que os livros configurem uma ameaça ao sistema, uma sociedade onde eles são absolutamente proibidos. Para exterminá-los, basta chamar os bombeiros – profissionais que outrora se dedicavam à extinção de incêndios, mas que agora são os responsáveis pela manutenção da ordem, queimando publicações e impedindo que o conhecimento se dissemine. As casas são dotadas de televisores que ocupam paredes inteiras de cômodos, e exibem ‘famílias’ com as quais se pode dialogar, como se estas fossem de fato reais. Guy Montag, personagem central do romance, desafia o sistema e experimenta a crueldade do sistema repressivo dessa sociedade anti-livros. Clássico filmado por François Truffaut em 1966, ‘Fahrenheit 451′ é não só uma crítica à repressão política mas também à superficialidade da era da imagem.

 

 

GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALAXIAS, O

ADAMS, DOUGLAS

 

 

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

 

 

 

RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO, O

Coleção: MOCHILEIRO DAS GALAXIAS, O V.2

ADAMS, DOUGLAS

 

 

O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com ‘O guia do mochileiro das galáxias’, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

 

REVOLUÇAO DOS BICHOS, A

ORWELL, GEORGE

 

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, ‘A revolução dos bichos’ é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram ‘A revolução dos bichos’ a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, ‘A revolução dos bichos’ combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias – a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

 

 

LOBO-DO-MAR, O

LONDON, JACK

 

 

Ao avistar o Ghost, o náufrago Humphrey acredita estar salvo. Entretanto, ao ser içado a bordo e conhecer o capitão do navio, Lobo Harsen, ele começa a temer pela própria vida. Ao contrário do que esperava, não será deixado no porto mais próximo, mas deverá integrar-se à tripulação de caçadores de focas e seguir viagem sob de um homem violento, que não admite ser contrariado. London faz uma reflexão sobre a vida e a condição humana ao retratar duas concepções opostas de mundo – Humphrey é um intelectual civilizado e moralista e Harsen, um capitão primitivo e egoísta.

 

 

APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

SALINGER, J. D.

 

 

Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

 

 

 

DIARIO DE ANNE FRANK

FRANK, ANNE

 

Anne Frank registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seu diário está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.  É comovente descobrir que mesmo no contexto tenebroso do nazismo e guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer lugar e tempo.

 

 

MINAS DO REI SALOMAO, AS   (Edição integral)

HAGGARD, H. RIDER, tradução: QUEIRÓS, EÇA

 

“As Minas do Rei Salomão”, é considerado uma obra-prima do romance de aventuras, em que o fascínio da África serve de cenário a uma inusitada expedição: três ingleses, um nativo africano e vários serviçais buscam, com o auxílio de um mapa desenhado a sangue três séculos antes, as famosas minas de diamantes do monarca bíblico.  Eles enfrentam perigos terríveis para encontrar um companheiro que partira em busca das minas do Rei Salomão, na África do Sul.

 

 

 


Ações

Informação

38 respostas

20 09 2010
Ferrarini

Nossa gostei muito desse site espero mais dicas de livros !
Obrigada

18 11 2010
Mayworm

Gostei muito das sugestões para livros, Outro muito bom é: Meu pé de laranja lima,
Eu tenho 15 anos e ja li é muito bom.

20 11 2010
peregrinacultural

Mayworm, obrigada pela dica, vou postá-la na próxima lista. Mais alguma sugestão?

20 11 2010
peregrinacultural

Então você tem alguma outra sugestão que eu tenha esquecido?

20 04 2012
Elayne Cristina

Vidas de drogas de Walcir Carrasco e Onze minutos de Paulo Coelho…eles sao otimos

20 04 2012
peregrinacultural

Ok, obrigada!

2 10 2010
Vanessa

Ameei, vou ler 2 ai. Obrigada

20 11 2010
peregrinacultural

Ok, Vanessa, e espero que você possa me dar algumas boas dicas também! Um beijinho, Ladyce

4 12 2010
Paloma

Eu prefiro, dos novos, Rubro da saga evanescente da escritora Patrícia Camargo . É muito bom mesmo .

10 01 2011
Alyne

alguns livros q estão na lista são maravilhosos,eu recomendo -querido jonh_o noivo da minha melhor amiga_seguido de -a noiva traida-nada dura para sempre-vendedor de sonhos-a coleção completa da saga crepúculo etc

10 01 2011
peregrinacultural

Alyne,

Obrigada pela recomendação. tenho certeza de que ajudará a quem procura… É sempre bom saber que outros gostaram. Um beijinho, Ladyce

12 01 2011
Mariana

adorei as dicas. nada dura para sempre, se houver amanhã, depois da escuridão e outros livros do sidney sheldon também são otimos. tenho 15 anos e simplesmente adoro os livros dele.

13 01 2011
peregrinacultural

Mariana, vou aceitar as sua sugestões. Em breve colocarei uma postagem com as sugestões dos leitores. Muito obrigada pela sua contribuição e volte sempre. Adoramos conhecer gente que lê. Um beijinho, Ladyce

8 02 2011
ana alice

Gravida aos 14 anos e muito bom !
ja li quase todos desta listinha e gosto muito deles.

14 07 2011
Silvia Carolina

Olá, tenho 21 anos e também amo ler, é meu passa-tempo preferido, também tenho algumas sugestões… A hospedeira de Stephenie Meyer, é muito bom, Um amor de verdade de Zíbia Gaspareto (Diatado por Lucius)…
Entre outros, volto para postar os meus preferidos, fica a dica destes dois romances… Beijos e boa leitura!

14 07 2011
peregrinacultural

Obrigada pelas sugestões< um abraço,

22 07 2011
LOL

O beijo dos elfos de Aprilynne Pike tb e muito giro! Gostei das recomendaçoes. Obrigada.

1 08 2011
peregrinacultural

Obrigada pela sugestão.

7 09 2011
Ruan

Olha, não gostei de sua lista. Deixou muitos livros de fora e a maioria é mais chatinho, nenhum que faça o cara ficar lendo sem conseguir parar. Então vou te mandar minha própria lista que é muito boa que faz tanto Sucesso com adultos quanto com adolescentes.

Entre eles estão os livros Os sete , Sétimo ( continuação de Os sete ) , O turno da noite volumes 1, 2 ,3 ( continuação de sétimo ) Bento depois vem a continuação Vampiro rei volumes 1 e 2 A Série Legado Goldshine – Leandro Reis a série Rangers a ordem dos arqueiros que são 12 livros.
humn oque mais que eu esqueci ah me lembrei
a série O conquistador que conta a vida de gengis khan cheio de morte e guerra e tenho mais series

quem quiser mais exemplos me adiciona no msn ruan.dmais@hotmail.com

odeio crepusculo e vampiros de segunda mão como esses

adoro os de verdade da Anne rice

7 09 2011
peregrinacultural

Ruan, muito obrigada pela sua lista. Era isso mesmo que eu queria, poder dar dicas a quem gostaria de dar livros de presente ou comprar´para alguém. É claro que gosto não se discute. Mas achei muito importante a sua contribuição. Um grande abraço, Ladyce

24 09 2011
Jaine Budke

Eu adoro ler, aos 10 anos descobri o verdadeiro prazer da leitura, hoje, com 14 anos leio direto, muitas vezes troco computador e televisão por um bom livro, já li muitos desses acima e amei, fiz até mesmo um blog comentando sobre os livros que leio, se alguém quiser uma dica, divulgo várias…
http://leitoraassidua.blogspot.com/search/label/livros

21 10 2011
Bruna Barbosa de Carvalho

Nossa realmente as sugestões são ótimas.
Parabens e muito obrigada um livro ótimo que eu recomendo é Pássaros Feridos muito bom.

8 12 2011
Stheffany Alcântara

Olá…

Tenho 16 anos e particularmente não gosto muito desses romances teen que estão na moda. Adoro Sidney Sheldon e acho que para essa faixa etária é uma boa sugestão. Estou lendo no momento Agatha Christie. Na mesma faixa de suspense do Sidney Sheldon mas ainda prefiro ele. Eu também gosto dos livros do sherlock holmes e tudo relacionado a esse gênero suspense/ policial. Sugira também alguns livros para esse gênero.

8 12 2011
peregrinacultural

Stheffany, você está coberta de razão e vou fazer em breve uma listagem no gênero. Aguarde. Muito obrigada pelo retorno.

29 12 2011
Eduardo Santana

É minha primeira vez no site, que comentar não com tom de crítica e sim de dúvida… Não é um tanto quanto prejudicial a leitura de livros como Crepúsculo, Harry Potter e outros do gênero. Vejo que no aspecto do imaginário das crianças isso é positivo, mas as vejo cada dia mais alienada em virtude desse tipo de leitura tão fantasiosa, sei também que é importante o incentivo a leitura, mas vejo que alguns querem fazê-lo de qualquer jeito, e esse tipo de leitura ao meu ver faz isso. Gostei muito da sua segunda lista, quantoa primeira faço ressalvas. Gostei muito da sua indicação e aproveito para parabenizá-la pelo ótimo trabalho, em tempo acrescentaria: O mundo de Sofia, os livros da Coleção Vaga-Lume, O mundo explicado por T. S Spivet…

19 01 2012
tais

Uma dica de leitura, com certeza, é a saga “Harry Potter”. “Os contos de Beedle, o bardo” são origem da saga. A coleção “Mediadora” é muito interessante também. Eu li e amei “Orgulho e preconceito” o filme é muito bom também :) espero ter ajudado.

19 01 2012
peregrinacultural

Taís, ajudou sim, muito.. Obrigada!

30 01 2012
bruce rebello

robinson crusoé

malcolm

30 01 2012
peregrinacultural

Obrigda pela sugestão. Concordo com você, plenamente! Ladyce

11 03 2012
kelly

um livro q eu adirei e que eh meu favorito até hj eh O CAÇADOR DE PIPAS, eu gostei muito. espero q vcs leiam e se emocionem tanto quanto eu !

18 03 2012
Júnior

Sugiro “Assassinato na Biblioteca”, de Helena Gomes, da Editora Rocco. Sou professor, indico para meus alunos adolescentes e é uma loucura! Experimentem!

2 04 2012
Ingrid

Eu discordo do Eduardo Santana, bem vc acha meio prejudicial a leitura, bem eu discordo, porque esses sao livros que prendem a criança, Crepúsculo nem falo nada por ser romance e as crianças se prenderem a isso, mas aventuras como Harry Potter atraem as crianças e adolescentes, eu sou um exemplo, meus pais nunca me incentivaram a ler, sempre me incentivaram a estudar mas nunca pegar um livro e ler por prazer. Não os condeno primeiro porque eles não tiveram quem incentivasse a eles, enfim, o que me atraiu a leitura foram livros como Harry Potter e Crepúsculo, hoje leio cerca de um livro por mês, por falta de tempo com faculdade e tudo, mas é com simples histórias que se vai desenvolvendo o gosto pela leitura. Hoje eu estou lutando com uma irmã que só sabe assistir Rebelde e ver Luan Santana, quero trazer ela pro meio literário, pra ver e ler o que realmente será melhor pra ela. Não me importo com o que ela leia, só quero tirar ela dessas bandinhas de momento, e trazer ela pra algo mais produtivo da vida dela!

2 04 2012
peregrinacultural

Ingrid, concordo com você plenamente. Acho que primeiro tem-se que ler por prazer, e depois escolhas diferentes serão feitas. O segredo, eu acho, de trazer alguem para o mundo da literatura é achar um ponto em comum entre os livros e essa pessoa. Tive um caso semelhante na família e não sosseguei até achar uma “ponte” entre dois sobrinhos meus e a literatura. A menina, comecei com aqueles livros do gênero “Mãe, fala sério”. Nem sempre funcionou, mas fui mudando e mudando os títulos oferecidos até chegar a um nicho de leitura. Ela se apaixonou eventualmente por Harry Potter, mas leu muito mais do que isso e aos pouquinhos fui dando incentivo para outros livros mesmo que fossem do tipo “mulherzinha”. Já meu sobrinho que, quando comecei com o “programa incentivo à leitura”, não tinha ânimo para ler ficção nenhuma — ele tem muito apego à linha da matemática e das ciências — acabei conseguindo algum interesse pela leitura com a série Mochileiro das Galáxias, e semelhantes. Ficção científica foi o que levou meu sobrinho a ler. Até hoje ele não é grande leitor de qualquer ficção, mas pelo menos teve uma boa apresentação ao que a literatura poderá trazer para ele. Ele ainda está na escola, deve tentar a universidade daqui a dois anos e é brilhante em robótica que é o que pretende fazer na vida. Minha sobrinha entrou para uma universidade federal e será advogada — ela diz que será juíza. Mas quando passou para a universidade me telefonou para agradecer ao incentivo dado, ele obteve a nota máxima na prova de redação. Vejo, pelo seu comentário, que você escreve muito bem e que por isso mesmo, qualquer que seja o seu campo de trabalho, quer seja nas humanidades, nas ciências naturais ou matemáticas, você estará um passo à frente de todos os seus companheiros por causa da sua leitura e do que você aprendeu, sem sentir, a respeito da escrita e da nossa língua. PARABÉNS! Volte sempre é um prazer contar com leitores como você. Um beijinho da Peregrina, Ladyce

13 05 2012
ruan

venho a você dizer que leio muito e que infelizmente pra adolescentes como eu é difícil conseguir livros pois nossa industria da literatura não produz grandes títulos os livros que leio são livros de literatura estrangeira e até o livro ser lançado demora meses os grupos de tradução online são caçados onde irei pegar livros se não tenho dinheiro bibliotecas geralmente não são atualizadas . tenho 16 anos e leio 5 livros por fim de semana , acho meio ridículo a serie crepúsculo acho estranho demais pois ele cria outra realidade para nossos vampiros os vampiros não morrem no sol eles brilham e isso meio que me decepcionou no livro tenho varias dicas para seu site tem livros de Anne Rice , Andre Vianco , Bernard Cornwell , tem uma serie que estou lendo agora que seu sobrinho iria adorar mas que infelizmente só achei 1 dos 5 livros traduzidos é a serie de Frank Herbert chamada dunas
alem disso não podemos esquecer de livros clássicos no estilo Edgar allan poe que o mais procimo dele que conheço para adolescentes é Coração Ferido de Chelsea Cain

bom por enquanto vou me despedindo até mais

14 06 2012
Laís Sant'Anna

Gosto Muito de ‘ O céu está caindo ‘ de Sidney Sheldon.
e – A guerra dos tronos – George r. r. Martin as crônicas de gelo e fogo .

14 06 2012
peregrinacultural

Laís, muito obrigada pelas sugestões. Estou preparando uma lista para colocar aqui no blog antes das férias de julho, quem sabe o que está acontecendo no mundo dos livros agora? Muito obrigada pelas suas opiniões.

30 06 2012
Kelle

Ruan, caso algum dia você venha eventualmente a ler esse comentário, a indústria nacional possuí livros EXCEPCIONAIS, e pode não está tão boa nesse momento, mas você já experimentou ler um mais antigo? Dom Casmurro, Lucíola, A Viuvinha, A Escrava Isaura, O Guarani. São muito bons, e tem vários outros. Concordo com a sua opinião sobre Crepúsculo.

peregrinacultural: Gostei bastante da sua seleção, pena que já tenha lido a maioria. Eu tenho 14 anos, e amo muito ler. É uma pena que existam tantas pessoas que desprezam a minha paixão, assim como a de muitos, e que fazem piada a respeito disso. Porém, não fico mais empolgada para ler os outros títulos que desconheço, porque muitos são de mistério, e ultimamente eu quero algo leve e divertido para ler, sem muito compromisso e tenção. Caso você tenha algum pra indicar.

13 09 2012
Bruna Pigatto

Adorei as sugestoes !
Principalmente crepusculo que e muito legal !
Muito obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.852 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: