Você conhece o jequitibá?

10 06 2009

jequitiba_2, UFF

Foto: UFF

 

OS JEQUITIBÁS

Nomes científicos:

Cariniana legalis (Mart.) Kuntze) –  JEQUITIBÁ ROSA

Cariniana estrellensis (Raddi) Kuntze – JEQUITIBÁ BRANCO

Couratari pyramidata – espécie da família em perigo de extinção (RJ e MG)

Cariniana rubra – JEQUITIBÁ VERMELHO

Cariniana ianeirensis, conhecida apenas como JEQUITIBÁ

Cariniana parvifolia – JEQUITIBÁ CRAVINHO

Família: Lecythidaceae

 

Os jequitibás são árvores fascinantes nativas da Mata Atlântica.

O Jequitibá é considerado a maior árvore deste bioma, podendo alcançar 60m de altura!!!!!  Isto é equivalente a um edifício de 20 andares!!!! 

Em tupi-guarani, seu nome significa:  Gigante da Floresta.

De porte majestoso, o jequitibá se destaca das demais árvores ao seu redor, ultrapassando o dossel da mata.

jequitibá-rosa

Jequitibá-rosa

 

JEQUITIBÁ ROSA

Arvore símbolo do Estado de São Paulo.

Outros nomes: congolo-de-porco, estopa, jequitibá-de-agulheiro, jequitibá-branco, jequitibá-cedro, jequitibá-grande, jequitibá-vermelho, pau-carga, pau-caixão, sapucaia-de-apito.

Nativa: ES, RJ, SP, MG, MS, AL, PB, BA, PE.

O maior e mais antigo espécime vivo do jequitibá-rosa se encontra no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, SP, e possui mais de 3.000 anos de idade, considerado dessa forma um dos seres vivos mais antigos do planeta, e a mais velha árvore do Brasil. Sua altura é 40 m e seu diâmetro 3 m. Outro espécime importante fica no Parque Estadual dos Três Picos, RJ, e tem cerca de 1.000 anos.

Suas sementes são muito apreciadas por macacos.

É planta medicinal, sua casca é usada em extrato fluido.

A madeira é própria para construção civil, obras internas para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc.

A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas e áreas rurais.  Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc.

Como planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos, por isso pode ser usada na revegetação de áreas desmatadas.O que tem sido feito para preservá-los.

jequitiba-branco

Jequitibá-branco

JEQUITIBÁ BRANCO

Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.

Outros nomes: jequitibá, estopa, jequitibá-rei, jequitibá-vermelho, jequitibá-rosa, cachimbeiro, jequitibá vermelho, pau-de-cachimbo, pau-estopa, mussambê, coatinga.

Nativa: Sul da BA, ES, RJ, SP, MG, GO, PR, SC, RS e AC.  Bolívia, Paraguai e Peru.

Chega a altura de 45 m, com tronco de até 120 cm de diâmetro.

Há no Rio de Janeiro um exemplar com 60 m de altura e mais de 6 m de diâmetro. Outro exemplar com 50 m de altura tem 7,10 m de diâmetro.

Suas sementes são muito apreciadas por macacos.

A madeira, leve, é usada na construção civil apenas em obras internas, pois é pouco resistente ao tempo.

Ornamental e de porte monumental, pode ser usada no paisagismo de parques, praças e áreas rurais.

Indispensável na revegetação de áreas desmatadas.

jequitiba_3fruto UFF

Fruto do jequitibá, Foto: UFF

JEQUITIBÁ

Cariniana ianeirensis é uma espécie de planta lenhosa da família Lecythidaceae, cujo nome popular é jequitibá.

Nativa:Mata Atlântica do Rio de Janeiro, nas florestas da Tijuca e de Itaocara, e de São Paulo.

Está ameaçada  de extinção por perda de seu habitat, que fica muito próximo à área urbana da cidade.

A floresta da Tijuca é quase inteiramente protegida, mas buscas feitas em 1998 não encontraram espécimes desse jequitibá.

chaise zonza, eduardo gomes baroni, jequitibá, 2007, móveis schuster

Chaise Zonza, 2007

Designer: Eduardo Gomes Baroni

Madeira: jequitibá

Móveis Schuster

Foto: Blog do Rodrigo Barba

 

JEQUITIBÁ VERMELHO

Outros nomes: jequitibá, cachimbeira, cachimbo-de-macaco.

Nativa: GO, TO, MT.

Esta é bem menor que as anteriores. Sua altura chega até 18 m e o tronco chega até 80 cm de diâmetro.  Suas flores são de cor vermelha.

Suas sementes são muito apreciadas por macacos.

A madeira é usada na construção civil, e a casca para cordoaria.

Pode ser usada no paisagismo de parques, praças e áreas rurais.

Recomendada na revegetação de áreas ciliares desmatadas.

JEQUITIBÁ CRAVINHO

Está ameaçado de extinção. Teporariamente protegidio na Reserva de Linhares.

Nativa: ES.

Outros usos dos jequitibás: O tanino de sua casca é empregado no curtimento de couros, e sua casca também tem grande poder desinfetante. As propriedades bioativas de sua casca têm despertado a depredação de indivíduos milenares.  Os jequitibás pertencem a uma espécie vulnerável, em alguns lugares nativos, como no estado de Pernambuco, por exemplo, já em extinção.

 

Fontes:

Tropical Flora

UFF

Blog de Paisagismo Lopes

Biomania

 

********************************

Por causa do grande número de pessoas me contatando para saber como plantar um jequitibá, posto aqui o que encontrei na WEB a respeito e coloco duas fontes.  Muito obrigada pela atenção:

 

Como plantar um jequitibá:

 

Se você tem a muda:

 

Preste atenção ao tamanho da muda.  Quanto menor o vaso ou o saquinho onde está maior o cuidado.  Procure não se descuidar das regas. Sem água demais e sem deixar secar.  Exemplo, uma muda com 5 cm o ideal seria você transplantá-la para um vaso grande até que ela atinja um bom tamanho.  Por exemplo, seria conveniente  transplantar as mudas para uma lata de tinta de 20 litros, ou um recipiente semelhante, para que a muda possa se desenvolver bem, antes de colocá-la no solo.  

Se a muda é nova, procure um local com sol apenas por algumas horas na parte da manhã.  O jequitibá é uma árvore clímax, esse tipo de arvore prefere sombra para seu desenvolvimento inicial. 

Com o crescimento que é  acelerado, procure replantá-la em um vaso maior quando perceber que ela tem essa necessidade. Só a plante no chão quando já tiver um tamanho que não a deixe ser vítima de pisoteio ou sol a pino.

 

Um detalhe muitíssimo importante: escolha um local com bastante espaço para plantá-la porque cresce muito. Caso se esqueça desse detalhe, talvez tenha que arrancá-la mais tarde.

 

Resposta baseada em dados do site: http://www.ojardineiro.com.br

 

 

Colhida a semente:

 

Verifique o seguinte site de pesquisa do Embrapa:

 

http://www.cnpf.embrapa.br/publica/folders/JequitibaRosa_2004.pdf


Ações

Information

41 responses

25 06 2009
josé ferreira martins

Gostaria de conseguir sementes do jequitibá branco, vermelho e rosio, para que possa plantar no municipio de Piancó, estado da Paraiba, querem nos doar..

5 07 2009
peregrinacultural

José, não sei onde achar todas essas mudas… Andei procurando na WEB e achei um produtor que tem mudas para vender do jequitibá branco, no interior do Estado de São Paulo. Acredito que haja fornecedores mais próximos de você na Paraíba. Contate o representante da EMBRAPA mais próximo. Também acredito que o HORTO FLORESTAL do Rio de Janeiro, deva poder auxiliá-lo na busca. Sinto muito por não poder lhe dar uma resposta mais concreta. Um grande abraço. Ladyce

6 07 2009
João Tavares Alcântara

Prezados Srs.
Tenho enviado vários emails para Revistas , Fundações Parques e Sítios Ecológicos, informando que o maior Jequitibá Rosa do Brasil é o SANDÓ. Ele está garboso e majestoso encravado em uma propiedade da nossa família aqui na Bahia, na Região Cacaueira. O SANDÓ sim, é o MAIOR DO BRASIL, pois ele tem 43,5 mts de alt., a 1.70 de alt ele tem 9.40 de circunferência e no rés do chão ele tem 12.90 de circunferência. Nào sei porque não tenho obtido respostas, por isso , é que insisto mais uma vez e envio estas informaçoes para q seja reparado este erro tremendo.Caso V. Sas. queiram certificar, nos visitem, pois os receberemos de braços abertos e assim faremos justiça junto ao SANDÓ. Abraços ,João.

30 11 2009
Janda Penha

Sr. João, gostaria q me enviasse seu e-mail, pois estudo Jequitibás
e seria de muita ajuda uma foto do Jequitibá Sandó que reside em sua
propriedade.
Adoraria receber uma foto.
Obrigada.
Um abraço.
Janda

29 06 2010
jose leandro romero costa

olá no dia 28/06/2010 fiz um passeio proximo a casa da minha sogra na zona rural e por lá tem uma jequitiba gigante, andei duas horas na mata p encontrar ela, valeu a pena os arranhoes no corpo pois a mata é muito fechada as fotos estao no meu orkut p quem quiser ver, o orkut é jose leandro romero costa de santa rita do sapucai mg

30 10 2010
ailton jose rodrigues

Ola joaõ que legal saber que temos um jequitiba maior ainda!Mas acho que você deveria colocar a foto dele tambem para nos apreciarmos.Sou fã de arvores grandes!gosto de ipê e jequitiba.

26 08 2009
André G. Corrêa

Olá. Meu nome é André e achei este site por acaso pesquisando sobre o jequitibá. Vi os posts dizendo da procura de mudas da árvore. Não sei se posso ajudar devido à distância, mas consegui dois exemplares do jequitibá branco gratuitamente no horto municipal de São Carlos, interior de São Paulo e os plantei numa pequena propriedade rural em Caldas, MG.
Quanto ao citado Sandó do post de João Tavares de Alcântara, a wikipedia diz que o exemplar da árvore que se encontra no Parque Estadual do Vassununga em Sta. Rita do Passa Quatro, também interior de SP, é maior ainda que o que está em sua propriedade na Bahia. Com 16 m de circunferência e 49 m de altura.
Não quero causar polêmicas, só quis citar o que a wikipedia diz da árvore, além do mais, sei que suas fontes não são lá muito confiáveis :)

Abraços

26 08 2009
peregrinacultural

Obrigada André, pela leitura e pelo comentário. Se eu tivesse um real por cada comentário que recebi pedindo mudas eu teria viajado pelo Brasil de graça para entregá-las. É impressionante a vontade que pessoas têm de plantar essa ou aquela árvore e não têm como achá-las. O que poucos entenderam é que este blog é um blog cultural — cujo objetivo e despertar o interesse — quisera eu conhecer mais a respeito da flora brasileira. Como sempre, temos um problema grande no país com a informação. Há pouca. Há pouca informação sobre tudo, principalmente o que não é “atores televisivos” — aí temos informações até demais. Quanto às informações da Wikipédia, temos que sempre checá-las mais de uma vez, porque nem sempre o que se encontra lá é A VERDADE ABSOLUTA. É um trabalho cooperativo de milhares de pessoas, cada qual com um certo conhecimento.

Mas agradeço as informações. E se você descobrir um portal na rede que possa distribuir mudas de árvores brasileiras eu apreciaria. Um grande abraço, Ladyce West

6 09 2009
Edson Clemente Tavares

Srs. Ganhei uma semente de jequitiba que eu acho que é rosa, é marrom escuro e muito duro. Como fazer para plantar, quebra-se a casca e planta a semente, Como fazer?

6 09 2009
peregrinacultural

Prezado Sr. Edson:

Muito obrigada por ter lido o meu blog. Infelizmente sou só uma apreciadora da flora brasileira. Não tenho a menor idéia das condições específicas para o plantio do jequitibá. No entanto, no portal:
http://www.jardineiro.net
encontrei a seguinte resposta a uma pergunta semelhante à sua:

De que tamanho é o vaso ou saquinho em que se encontra sua muda? Quanto menor o vaso, maior deverá ser a atenção.

Por enquanto, procure não se descuidar das regas. Sem agua demais e sem deixar secar.

Como a muda é nova, procure um local com sol apenas por algumas horas na parte da manhã. Com o cresciemento dela que nesta época é um pouco acelerado, procure replantá-la em um vaso maior quando perceber que ela tem essa necessidade. Só plante-a no chão quando já tiver um tamanho que não a deixe ser vítima de pisoteio.

Um detalhe muitíssimo importante: escolha um local com bastante espaço para plantá-la porque cresce muito. Caso se esqueça desse detalhe, talvez tenha que arrancá-la com o tempo.

Espero possa ter ajudado, um abraço, Ladyce

6 09 2009
Eryki josé gomes

Onde fica esse jequitibá rosa da primeira foto?gostaria de conhecê-lo pessoalmente.

6 09 2009
peregrinacultural

Eryki,

este jequitibá está no Estado de São Paulo:
na estrada de terra na saída de Ipatinga para Governador Valadares, entrar à esquerda.

Informação e foto da Universidade Federal Fluminense.

12 09 2009
Eryki josé gomes

Obrigado pela informação,em beve irei visitá-lo.

1 01 2012
RAYNER

gostaria de fazer uma observação: IPATINGA E GOVERNADOR VALADARES ESTÁ EM MG.

12 09 2009
Eryki josé gomes

Onde (em que lugar)estão os jequitibás de 60e50metros do rio de janeiro?

12 09 2009
peregrinacultural

Eryki, não sei, mas devemos ter muitos por aqui. Há na rede, uma foto de um jequitibá bastante grande na Floresta da Tijuca. Mas há de haver muitos mais, porque, afinal de contas, no ano passado (2008) a prefeitura do Rio de Janeiro, após uma enquete escolheu o jequitibá-açu como árvore símbolo do Rio de Janeiro. E chegou mesmo a plantar uma muda dessa espécie na Praça General Tibúrcio na Urca, em comemoração ao Dia Mundial do Meio-Ambiente. Segundo o Ibama, o Jequitibá-Açu é raro e sua origem é só do Rio de Janeiro. Um abraço, Ladyce

4 10 2009
elena

gostaria de saber como planta o jequitiba pois tenho algumas sementes acho q é do branco por favor me mande um email
obrigada até mais aguardo sua resposta

4 10 2009
peregrinacultural

Elena:

Como plantar um jequitibá:

Se você tem a muda:

Preste atenção ao tamanho da muda. Quanto menor o vaso ou o saquinho onde está maior o cuidado. Procure não se descuidar das regas. Sem água demais e sem deixar secar. Exemplo, uma muda com 5 cm o ideal seria você transplantá-la para um vaso grande até que ela atinja um bom tamanho. Por exemplo, seria conveniente transplantar as mudas para uma lata de tinta de 20 litros, ou um recipiente semelhante, para que a muda possa se desenvolver bem, antes de colocá-la no solo.
Se a muda é nova, procure um local com sol apenas por algumas horas na parte da manhã. O jequitibá é uma árvore clímax, esse tipo de arvore prefere sombra para seu desenvolvimento inicial.
Com o crescimento que é acelerado, procure replantá-la em um vaso maior quando perceber que ela tem essa necessidade. Só a plante no chão quando já tiver um tamanho que não a deixe ser vítima de pisoteio ou sol a pino.

Um detalhe muitíssimo importante: escolha um local com bastante espaço para plantá-la porque cresce muito. Caso se esqueça desse detalhe, talvez tenha que arrancá-la mais tarde.

Resposta baseada em dados do site: http://www.ojardineiro.com.br

Colhida a semente:

Verifique o seguinte site de pesquisa do Embrapa:

http://www.cnpf.embrapa.br/publica/folders/JequitibaRosa_2004.pdf

20 10 2009
Márcio BH

Caros internautas,

Entrei aqui por pura curiosidade com essas árvores magestosas e achei interesante toda essa discussão e movimento. Se eu não morasse num grande cetro urbano ou tivesse uma terrinha eu estaria tão interesado em adquiri e plantar as mudas como vocês estão.

O que despertou meu interesse, na verdade, foi a notícia veiculada em jornais locais de Minas, na semana passada, sobre um imenso jequitibá rosa que caiu após um vendaval na cidade de Guaranésia, se não me engano no nome (oi será Guaianésia) vou verificar depois. Ele tinha 3.000 anos e 60 metros de altura, o que parece ter sido o maior até então. Ele já estava doente e não iria durar muito mesmo. O patrimônio histórico ía tombá-lo em fevreiro e a cidade ficou chcada, acostumada que estava com todo o movimento em torno desse gigante. O dono da fazenda está decidindo se vai deixar o gigante deitado onde está ou se comercializará a madeira, caso tenha valor comercial.

Outra coisa que quero retomar de uma informação passada alguns posts acima pela peregrina cultural sobre o jequitibá da foto acima. As cidades de Ipatinga e governador Valadares ficam no Vale do Aço e Vale do Rio Doce, respectivamente, ambos no leste de Minas, e não em São Paulo.

Eu também gostaria de saber se afinal ele está em Minas ou SP pra que eu possa ir vê-lo pessoalmente.

Espero retornos. Um abraço a todos e viva esse espetáculo da natureza! Márcio

29 10 2009
Lucélia Sena

Eu estava pesquisando sobre essa árvore e percebi o quão ela tão exuberante
pela a sua altura,uma árvore frondosa e muito resistente.Eu faço um pequeno curso técnico Florestal e é muito importante essa questão sobre as árvores brasileiras e como é bom poder apreciar a natureza.

29 10 2009
peregrinacultural

Lucélia, que prazer ter a sua visita! As árvores brasileiras são espetaculares e o jequitibá está entre as mais características nossas… Que maravilha você fazer este curso técnico. Estamos precisando cada vez mais de pessoas que conheçam e saibam tratar da nossa flora. Parabéns pela escolha… e por continuar os seus estudos. Volte sempre, um abraço, Ladyce

28 11 2009
Walter Simão Regaccini

Não sou goiano mas vivo em Goiás há 30 anos. Este estado brasileiro é rico em belas paisagens onde se encontram belissimas árvores. Aqui é possivel ainda encontrar-se o jequitibá branco, este gigante que se distaque pela imponência e beleza. Já tive vontade de sair por ai fotografando árvores de todas as espécies que me fossem possivel. Aida não me animei, mas um dia farei isso. Gostei muito das fotos aqui mostradas. São magníficas.

29 11 2009
peregrinacultural

Acho que você deveria começar o projeto das fotografias…. Todos nós ganharemos: você por poder visitar e estar perto dessas belezas brasileiras. E também pelo prazer de compartilhar o que você vê. Nós por podermos descobrir através dos seus olhos a diversidade da flora brasileira. Que tal um blog? Mande-me avisar quando tiver começado. Um grande abraço, Ladyce

25 12 2009
Luís Henrique

Parabéns Ledyce, voçê acabou de me provar que existe gente boa na internet.
Serei rápido.
Apaixonei-me por árvores, e há aqui no meu bairro três jequitibás que por obra do acaso nasceram numa praça semiabandonada. Estou pondo em prática um projeto de identificação de árvores brasileiras e a colocação de tabuletas de madeira nos troncos. afinal de contas a gente não ama aquilo que não conhece, e vou começar pelas que estão próximas de casa.
Das 15 espécies de carinianas conhecidas, 5 estão na lista de árvores que correm o risco de extinção.
O certo é que todas as nossas árvores, principalmente as que são públicas, são mal tratadas, tanto pelo povo que as desconhece, quanto pelo poder público que é cego e ignorante. Vi cenas feias em que o poder público vem com motosserras e deixa lugares desfigurados…
Vamos redescobrir o nosso Brasil, até quem sabe, melhorá-lo.
Agora vou passear pelo seu site, que lindo que é!

“Brigadão”.

6 03 2010
Luiz Rodrigues da Silveira

Gostaria de saber com devo fazer para ter uma muda de jequitibá ou mesmo as sementes tenhoa uma chacara e seria uma boa plantar uma muda , moro em João Pessoa na Paraiba, alguem pode me ajudar a conseguir uma s semente?

28 07 2010
jose renato furlanetti

Se todo proprietario de terras plantasse uma arvore de jequitiba em local adequado daqui a 50 anos o clima mudaria para melhor

28 07 2010
peregrinacultural

Acho uma ótima idéia! Não quer começar uma campanha?

16 11 2010
Pedro Petini

Boa tarde camaradas!

Moro em Birigui, mas conheço boa parte da região, em Marilia existe um condomínio chamado Greenville, lá existe uma trilha no meio da Mata Atlântica como lindas quedas d’água produzidas pelo desnível do arenito, há também gingatesco pés de jequitibas, jatobás, etc… um excelente banco de sementes pouco conhecido. A CESP de Júpia, tem um programa chamado fomento florestal, qual visa o reflorestamento dos cursos d’água que contribuem para suas represas, Jupia, Três Irmãos e Ilha Solteira, eles produzem a mudas e doam, você somente terá que cuidar das “crianças verdes”, claro caso alguém tenha uma propriedade e desejar o reflorestamento de uma reserva legal ou APP. Falar com o Sr. Jorge em Júpia – Viveiro de Mudas.

Petini Birigui 18 3642 6468

26 03 2012
Ricardo freitas

Adorei! Tenho um jequitibá rosa bonsai, nesta epoca estar todo rozado.

26 03 2012
peregrinacultural

Puxa, que legal! Nunca tinha ouvido falar de um jequitibá bonsai!

3 05 2012
samuel

Meu avô me disse que esse planta tem um cheiro otimo. Isso é verdade?
Tambem queria saber se esse tipo de planta(seu fruto) é comestivel?
Poderia me responder

5 05 2012
peregrinacultural

Vou procurar saber sobre os frutos, porque não sei. Mas sim, Samuel, ela tem um cheiro delicioso.

27 07 2012
Miguel Arcanjelo Alves

Sempre gostei de plantar árvores nativas, netes últimos 30 anos, devo ter plantado mais de 2000 mudas, que costumo formar em casa, há 2 anos desenvolvo um projéto de:plantar árvores nativas; na cerca da mata da forquilha com a Irmãos Buranélo, uma das entradas de Penápolis SP, já foram plantadas,160 mudas de várias espécies, agora em uma,segunda etapa, devo plantar mais umas 100, tenho uns jequitibas, que platarei com uma intercalação de uns 40 metros. ( CLIK: MATA DA fORQUILHA)

6 04 2014
Antonio Carlos Zillo

Eu sou amante da natureza e principalmente de árvores grandes e majestosas, como o jequitibá, a paineira, ipê e outras. Sou paulista de origem, mas atualmente morando em Minas, em uma região de Mata Atlantica. Tenho plantados na minha propriedade, araucarias, ipês, e outras mais, inclusive, espero, jequitibá, cujas mudas (duas) adquiri de um viveiro em Pindamonhangaba. SP. Meu problema é que devido a ser uma região rochosa, tive que escolher uma área distante da casa do caseiro, onde o solo é mais profundo, plantei as mudas em locais distantes da sua casa (que não cuidou muito bem delas) e não tenho certeza se vingaram ou não. Recentemente, no local onde plantei as mudas, encontrei um arbusto que me parece ser de uma das mudas que plantei. Como na minha região não tenho ninguem que conheça o jequitibá, fico sem saber se o arbusto, que me parece uma ´pequena árvore, é realmente um jequitibá. Ficaria muito agradecido se recebesse fotos de jequitibás jovens, especialmente com possibilidade de identificá-lo pelas folhas, ou qualquer outra forma de identificação. Agradeço tambem, quem tiver e puder me fornecer, ou vender sementes de jequitibá. Meu email ( que estranhamente não é fornecido nêsse blog) para quem quiser me ajudar é aczillo@yahoo.com.br. Obrigado.

6 04 2014
peregrinacultural

Antonio Carlos, espero que o pessoal possa lhe ajudar. Por minha parte, contatarei quem eu conheço que possa me dar direções sobre as suas perguntas. Como você já deve ter concluído depois de consultar algumas páginas do blog este blog tem por objetivo auxiliar na educação escolar. Mas vamos que vamos… um grande abraço,

3 09 2012
tatianadorosariodapenha

eu gostei muito eu tou fazendo um trabalho

3 09 2012
peregrinacultural

Tatiana, boa sorte no seu trabalho. Você e o jequitibá merecem!

20 09 2013
Marcelo da Fonseca Pereira

Boa tarde amigo, alguém pode me ajudar? Depois de muito tempo a procura consegui encomendar em uma floricultura de minha cidade mudas de Jequitibá Rosa e Branco. Sou apaixonado por essas espécies de a´rvores e tenho lifo muito a respeito. Agora quais são as diferença entre elas. O dono da floricultura não sou me explicar mas mesmo assim plantei na praça em frente a minha casa. Obrigado
MARCELO

23 09 2013
peregrinacultural

Vou procurar saber… Depois entro em contato. Um abraço,

23 06 2014
CAROLINA MIRANDA

Olá, Gostaria de saber se os móveis para áreas internas (camas e cadeiras) feitos de jequitibá são bons e resistentes ao tempo. Aguardo sua resposta. Obrigada!

23 06 2014
peregrinacultural

Sim, senhora, são de madeira muito boa e resistente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.156 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: