Pirilampos, poesia infantil de Henriqueta Lisboa

12 03 2011

Ilustração, Vagalumes, de Leslie Harrington.

—-

—-

Pirilampos

—-

Henriqueta Lisboa

—-

Quando a noite

vem baixando,

nas várzeas ao lusco-fusco

e na penumbra das moitas

e na sombra erma dos campos,

piscam piscam pirilampos.

São pirilampos ariscos

que acendem pisca-piscando

as suas verdes lanternas,

ou são claros olhos verdes

de menininhos travessos,

verdes olhos semitontos,

semitontos mas acesos

que estão lutando com o sono?

—-

—–

—-

—-

Henriqueta Lisboa (MG 1901- MG 1985), poeta mineira. Escritora, ensaísta,  tradutora professora de literatura,  Com Enternecimento (1929), recebeu o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras.  Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra.

Obras:

Fogo-fátuo (1925)

Enternecimento (1929)

Velário (1936)

Prisioneira da noite (1941)

O menino poeta (1943)

A face lívida (1945) — à memória de Mário de Andrade, falecido nesse ano

Flor da morte (1949)

Madrinha Lua (1952)

Azul profundo (1955);

Lírica (1958)

Montanha viva (1959)

Além da imagem (1963)

Nova Lírica ((1971)

Belo Horizonte bem querer (1972)

O alvo humano (1973)

Reverberações (1976)

Miradouro e outros poemas (1976)

Celebração dos elementos: água, ar, fogo, terra (1977)

Pousada do ser (1982)

Poesia Geral (1985), reunião de poemas selecionados pela autora do conjunto de toda a obra, publicada uma semana após o seu falecimento.


Ações

Information

10 responses

12 03 2011
Marinha Luiza

Esse poema me lembra uma parte boa dos meus 11 anos…

7 03 2012
vitoria veronica

mmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttoooooooooooo llllllllleeeeeeeggggggaaaaaaaaaaaalllllllllllll………..amei,amei,amei.

9 04 2012
Lohainny

Legal Eu gosto desse poema
Ameiiiiiiiiiiiiii

9 04 2012
peregrinacultural

Que bom!

8 10 2012
Riquelve

muito legal

8 10 2012
peregrinacultural

:)

5 04 2013
manuela

eu amei essa poesia

5 04 2013
peregrinacultural

Que bom, Manuela! ;)

24 09 2013
LlaMi LlaMi

Ai que lindo,achei a primeira poesia que eu li quando era bem criancinha e que me apresentou uma das minhas paixões primeiras “A POESIA” !!
DETALHE **
Eu troquei uma boneca por um livro de poesias e um catálogo da estrela,esse livro tinha várias poesias ilustradas e essa em particular,me causava certa curiosidade,tanto que digitei no google um pedaço dele que estava na minha memória e tive essa grata surpresa …

24 09 2013
peregrinacultural

Fico muito feliz com o seu achado… É bom honrar as nossas lembranças. Obrigada pela resposta entusiástica. Volte sempre. :)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.439 outros seguidores

