Semana da pátria: Quem são os Dragões da Independência?

5 09 2008

 

Quem são os Dragões da Independência?

 

Esta é uma das mais bonitas tradições que mantivemos desde a independência.   Esse era o regimento que fazia a guarda da família real portuguesa.  Na época, como sabemos, eles haviam se refugiado no Brasil  para não se entregarem e o seu país às tropas napoleônicas que invadiam Portugal.   O regimento foi criado no dia 13 de maio de 1808.

 

 

Os Dragões da Independência, Foto Geraldo Magela.

Os Dragões da Independência, Foto Geraldo Magela.

 

 

Esses soldados de cavalaria faziam a guarda da família real.  E em Sete de Setembro de 1822, quando D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, esses soldados de cavalaria não só testemunharam o Grito do Ipiranga pelo jovem príncipe de 23 anos, como saudaram a independência do país.  Com D. Pedro, foram os Dragões da Independência que participaram do gesto de independência chamado Laços Fora, quando, junto com o príncipe eles arrancaram os laços e os floretes vermelho, azul e branco que todos usavam marcando-os como soldados da coroa portuguesa.

 

Topes e laços com as cores da coroa portuguesa arrancados no que veio a ser conhecido como "Cerimônia Laços Fora".

Topes e laços com as cores da coroa portuguesa arrancados no que veio a ser conhecido como

 

Daí por diante todos os chefes de governo do Brasil, têm sua proteção garantida pelo 1° Regimento de Cavalaria de Guardas. Com um pequeno intervalo imediatamente depois da Proclamação da República.  É uma tradição que veio do império e passou pela república do século XX e continua conosco, porque faz parte da nossa história, reflete quem somos, o nosso passado.   Só em 1927 este regimento ganhou o nome de Dragões da Independência, um nome que lhes serve muito bem.

 

Fonte: Presidência da República.  http://www.presidenciadarepublica.gov.br/

 


Ações

Information

15 responses

15 11 2009
andré

como faz para ingressar nos dragoes da independencia

desde ja gratO!

15 11 2009
peregrinacultural

Prezado André, bem que eu gostaria de poder lhe dar a informação precisa, mas não sei. Acredito no entanto que para se ingressar nos Dragões da Independência, ou seja, no 1º regimento de Cavalaria de Guardas, você deva prestar concurso público a nível nacional. Meu conselho é que você contate uma unidade do Ministério do Exército mais próxima da sua residencia e pergunte. Eles devem poder encaminhá-lo corretamente. Boa sorte! Uma belíssima escolha de carreira.

7 08 2012
Maxuel

Os dragões da independência está atualmente localizado em Brasilia – DF e faz parte do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG), pra ingressar, basta se alistar em alguma junta militar do DF, no ano em que se faz 18 anos, ou fazer qualquer outro curso para sargento (Escola de Sargento das Armas ESA) (Academia das Agulhas Negras AMAN) e pedir uma vaga no 1° RCG. Obs, sempre tem vagas, atualmente sirvo o 1º RCGd Dragões da Independencia…

18 12 2009
bruno

Ola caro andre sou cabo bruno,p entrar nos dragoes vc se alista normalmente e na seleçao e feita uma prova . espero ter te ajudado

28 03 2010
humberto tavares guimaraes

tenho 31 anos e tenho vontade de engressar nos dragoes da independencia existe alguma possibilidade.

11 09 2011
jobson

humberto sou sd jobson dos dragoes ; e vc devido a idade nao tem mais chance abraço ;

12 08 2010
Josias Marcelino

Estive em brasilia e posso opinar , quando servi os Dragões me alistei normal em S.P e fui selecionado ; servi em 1980 .

12 08 2010
peregrinacultural

Obrigada pela resposta Josias, como você pode ver há muita gente interessada em servir mas sem saber como o fazer. Grata! Ladyce

23 12 2012
zito

EU SERVI NESTA UNIDADE DE ELITE DO EXÉRCITO BRASILEIRO, TURMA 1983/84. FURACÃO CAVALARIA QUANDO CHEGA É PRA ARREBENTAR. ABRAÇO A TODOS

5 03 2013
lee thaisom

Estes guerreiros são a glória do Brasil!!!!!
Para todos os dragoes da independência,
Força e honra!

5 03 2013
peregrinacultural

🙂 Concordo!

19 05 2015
PAULO SERGIO DOS SANTOS

EU SOU O SOLDADO 1327 QUE PASSEI PARA O ESQUADRÃO DE COMANDO E SERVIÇOS PARA DIRIGIR PARA OS OFICIAS DAQUELA ÉPOCA DE 1965 E FOI A MINHA VIATURA A QUE COMANDAVA O COMBOIO PARA BRASÍLIA SOU PAULO SERGIO DOS SANTOS HOJE TENHO 69 ANOS E ESTOU GANHANDO MENOS DE DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS VIGENTE NO NOSSO PAÍS E FICO TRISTE DE TER SIDO ,TÃO PATRIOTA E VIVER DESSE JEITO, AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

26 01 2016
Luiz

Gostaria de ingressar nos dragões do planalto tenho chances com 28 anos de idade ????

25 02 2017
EDMILTON BUENO

SOU SD BUENO, SERVI EM 82/83 NO ESQUADRÃO DE SERVIÇO, SOU MUITO ORGULHOSO DE FAZER PARTE DESTA GRANDE FAMILIA!

11 09 2017
Roberto Fortunato de Gusmão

Tive a honra de servir no 1 RCG 79/80 como soldado sou natural de SP e tive também a honra de prestar meus serviço como ordenança do Presidente da Republica Gal Figueredo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: