Quem diria que os dinossauros, até mesmo os carnívoros, seriam aqueles pais maravilhosos, chocando os ovos que as fêmeas puseram? Mas é isso exatamente o que está aos poucos sendo considerado verdadeiro principalmente depois da publicação dia 18 do artigo de Erik Stokstad, na ScienceNOW Daily News em que David Varricchio, paleontologista da Universidade de Montana, explica que estudando dinossauros ancestrais das nossas aves atuais, chegou-se a conclusão de que algumas espécies de dinossauros carnívoros machos teriam sido pais exemplares, incubando e protegendo sozinhos os ovos de várias fêmeas.
Os fósseis dos dinossauros estudados foram encontrados sobre uma quantidade incomum de ovos, explica David Varricchio. É provavel que os machos tenham fecundado várias fêmeas ao mesmo tempo, e essas tenham depositado os ovos em um mesmo grande ninho, acrescentou, sugerindo que quando as fêmeas partiam, os machos incubavam e protegiam os ovos.

Oviraptor Philocerataps
“Os cientistas discutem há tempos o sistema que prevaleceu em torno do cuidado dos ovos – se eram os machos sozinhos, ou machos e fêmeas juntos“, afirmou, explicando que “esses novos trabalhos indicam que o sistema com os machos incubando e protegendo sozinhos os ovos e sua prole é o primeiro entre os dinossauros mais próximos dos ancestrais das aves“.
Os cientistas analisaram o tamanho dos ninhos e as estruturas internas dos ossos fossilizados dos dinossauros Troodon, Oviraptor e Citipati. Estudos anteriores haviam mostrado que os dinossauros compartilham várias características de seus sistemas reprodutivos com as aves atuais, como os ovos assimétricos e suas cascas quase idênticas.

Troodon formosus
Características:
Troodon formosus
Nome: Dente cortante
Comprimento: 3 metros
Peso: 50 kilos
Época: Cretáceo Tardio
Onde foi encontrado: Montana, USA; Alberta, Canada
Oviraptor philocerataps
Name: Ladrão de ovos
Comprimento: 2,5 m
Peso: 30 kilos
Época: Cretáceo Tardio
Onde foi encontrado: Mongólia, China
Muito boa matéria
Muito obrigada, Leandro!
eu adoro os dinossauros eu sou fã.
Somos dois! Que bom!