Minha sombra, poema para crianças, Jorge de Lima

28 03 2009

ironia-e-minha-sombra-2006-marco-kostabi-ost1

Ironia é minha sombra*, 2006

Mark Kostabi (EUA, 1960)

Óleo sobre tela

*

Em inglês este título faz um trocadilho entre “passar a ferro” e “ironia”, palavras que soam quase iguais.

 

 

 

 

 

 

Minha sombra

 

Jorge de Lima

 

 

De manhã a minha sombra

com meu papagaio e o meu macaco

começam a me arremedar.

E quando eu saio

a minha sombra vai comigo

fazendo o que eu faço

seguindo os meus passos.

 

 

Depois é meio-dia.

E a minha sombra fica do tamaninho

de quando eu era menino.

Depois é tardinha.

E a minha sombra tão comprida

brinca de pernas de pau.

 

 

Minha sombra eu só queria

ter o humor que você tem,

ter a sua meninice,

ser igualzinho a você.

 

 

E de noite quando escrevo,

fazer como você faz,

como eu fazia em criança:

Minha sombra

você põe a sua mão

por baixo da minha mão,

vai cobrindo o rascunho dos meus poemas

sem saber ler e escrever.

 

 

 

Em: Antologia Poética para a infância e a juventude, de Henriqueta Lisboa, Rio de Janeiro, INL:1961.

 

 

 

 

 

            Jorge Mateus de Lima (União dos Palmares, AL, 23 de abril de 1893Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953) foi político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor brasileiro.

Obras:

 

Poesia:

 

XIV Alexandrinos (1914)

O Mundo do Menino Impossível (1925)

Poemas (1927)

Novos Poemas (1929)

O acendedor de lampiões (1932)

Tempo e Eternidade (1935)

A Túnica Inconsútil (1938)

Anunciação e encontro de Mira-Celi (1943)

Poemas Negros (1947)

Livro de Sonetos (1949)

Obra Poética (1950)

Invenção de Orfeu (1952)

 

Romance:

 

O anjo (1934)

Calunga (1935)

A mulher obscura (1939)

Guerra dentro do beco (1950)

 

Você encontra outro poema de Jorge de Lima neste blog em:  Poema de Natal 


Ações

Information

14 responses

28 03 2009
Poema de Natal — Jorge de Lima « Peregrinacultural’s Weblog

[…] Minha sombra, poema para crianças, Jorge de Lima « Peregrinacultural’s Weblog (01:52:22) : […]

1 04 2009
Larissa

vc ñ trabalha com poemas sobre o tem arecreação ??????????? mim responda imediatamente beijo tchauuuu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 04 2009
peregrinacultural

Larissa, que eu me lembre assim de cabeça sem consultar os meus livros, não tenho nenhum poema com o tema RECREAÇÃO. Mas posso tentar achar. Obrigada pela consulta ao meu blog. Ladyce

8 03 2013
lliviasousa

eu gosto demais desse poema a minha sombra !!!

16 04 2013
shayanne

adorei o poema

16 04 2013
peregrinacultural

🙂 Que bom!

6 05 2013
Maria Alves

Li hoje pela primeira de milhares de vezes que ainda lerei esse poema. Estou encantada. Vou lê-lo hoje à noite para o meu filho João que amanhã, 07-05-2013 completará 10 anos!

6 05 2013
peregrinacultural

Que bom, acho que ele vai gostar… É muito criativo, aliás Jorge de Lima era mesmo muito criativo. Parabéns pela sua iniciativa de ler para seu filho. Precisamos de mais pais assim. Parabéns.😉

29 05 2013
Maria Alves

Eu li o poema para o meu filho João. Ele escutou, deu uma volta e veio me dar um beijo. Ele é bem carinhoso. Por talvez coincidência estou de novo nesse ambiente virtual e terminei há pouco de falar com o psicopedago que vai atender o meu filho. Ele tem dificuldades de aprendizagem.

31 07 2015
Veronica thayssa bastos queiroz

Nossa meu deus

19 11 2015
peregrinacultural

Espero que essa tenha sido uma expressão de prazer!

30 01 2016
GILSON2122

muito lindo esse poema estou estudando ele
para uma provA

31 01 2016
peregrinacultural

Que bom que você gostou! Aproveite e boa sorte!😉

30 01 2016
GILSON2122

LINDO

Deixe uma resposta

