Arqueólogos egípcios apresentaram neste domingo um conjunto de múmias em sarcófagos com decorações curiosas e dezenas de tumbas descobertas em uma necrópole do Oasis de Fayum, no sul do Cairo. As 53 tumbas, algumas com 4 mil anos, foram achadas recentemente em uma área deserta que abrange um centro agrícola da aldeia de Illhun, a 80 km da capital do Egito.
Os pesquisadores informaram à imprensa que a necrópole fica perto da pirâmide do faraó Sesostris II, de quase 4 mil anos de antiguidade. Os sarcófagos encontrados na área mais profunda do complexo mortuário estavam pintados com rostos que poderiam ser dos próprios defuntos, com as cores azul, amarelo, cobre e preto.
De acordo com Abdel Rahman el Ayedi, sub-secretário do Conselho Supremo de Antiguidades de Egito, arqueólogos acharam também um sarcófago com a inscrição que poderia pertencer a uma mulher chamada Isis Her Ib – filha de uma das autoridades máximas de Illahun.
Segundo Ayedi, apesar de não se conhecer muito sobre a necrópole, algumas tumbas tinham apenas 2,8 mil anos, enquanto outras eram do Império Médio, datado entre os anos 2061 e 1786 a.C.. No local, foram descobertos ainda uma capela funerária com um altar, máscaras pintadas, cerâmicas, estátuas e amuletos de proteção.
E MUITO LOUCO ESTE NEGOCIO DE MUMIAS, QUANTOS ANOS ATRAS E ELES AINDA CONTINUAM PRATICAMENTE INTAQUITOS. E MOLE ?
É uma grande oportunidade que temos, de ver como eram enterrados os corpos na
antiguidade.
ADORO ESSES NEGOCIOS DE MUMIAS!
Eu também!
PARABÉNS PELOS ARTIGOS, VOU LER AS MATÉRIAS TODOS OS DIAS DEPOIS DA ESCOLA.
Obrigada Edson, muito obrigada pela visita e palavras de incentivo. Um abraço, Ladyce
ESTOU ADORANDO TUDO HE HE
esse negocio de mumia é super interessante
Também acho muito interessante Jéssica, parece cheio de segredos, não é mesmo?