Segurança na internet

5 08 2009

ladrao

Ilustração Walt Disney.

Aqui estão algumas dicas para transformar suas senhas em senhas mais seguras e com isso aumentar a sua tranqüilidade quando usar a internet.

1 — Comece com uma frase de que você sempre se lembrará.   Por exemplo, vamos usar um ditado: cão que ladra não morde.  Deve ser uma frase que signifique alguma coisa para você, para que você possa se lembrar dela a qualquer momento.  Por causa disso você não precisará escrevê-la em lugar nenhum.  Isso diminui as chances de alguém descobrir por acaso as suas senhas.  

2 —  Torne a sua frase num código. Por exemplo, peque as iniciais das palavras: CQLNM.  Faça uma pequena troca, por exemplo: CKLNM

3 —  Para que a sua senha tenha algum símbolo que não seja o alfabeto,  substitua ou adicione um outro símbolo.  No nosso caso, adicionaremos a palavra não da seguinte forma: N@O.  Então temos a senha:  CKLN@OM.   

4 – Para melhorar ainda mais a sua segurança seria bom diferenciar entre letras maiúsculas e minúsculas.  Para que a gente se lembre é melhor fazer com que a substituição faça sentido:  Vou colocar então uma letra minúscula para CÃO porque ele pequenino e aí mesmo é que ele não morde.  E já que ele não MORDE, esta palavra também vai para uma letra minúscula.  Então a nossa senha ficou:

cKLN@Om

Agora poderemos talvez entrar com algum número.  Que tal adiconarmos o número da casa da vovó? 671.  Ou talvez da única pessoa que gostaríamos que ele mordesse?  4001

cKLN@Om4001

cKLN@Om671

Um exemplo no artigo da revista Slate em que me baseei para esta postagem, sugere que você tenha senhas cujas frases sejam relacionadas ao propósito do site em questão e o autor Farhad Manjoo, deu  uma idéia maravilhosa.  Usou como exemplo uma senha para o seu Gmail. 

Pensou na seguinte frase:

Faz 20 graus em fevereiro, então uso o meu Gmail.

F20geFeuomG

Essa senha é perfeita para se trocar de senha todos os meses.  Porque o 20 não é uma temperatura normal.  E o número do mês multiplicado por 10.  Assim:

Março: F30geMeuomG

Abril: F40geAeuomG

E assim por diante.

É importante mudar suas senhas.  É importante também ter senhas diferentes.  Senhas fortes devem ser usadas sempre.  Mas principalmente em portais como bancos e contas de investimento.

Para mais detalhes em formação de senhas e como substituir letras o por símbolos, leia o artigo na revista Slate.


Ações

Information

2 responses

5 08 2009
Iara

Maravilhosa e util descoberta, sempre estamos vulneraveis neste mundo virtual, rsrsrs =)
Brigadaaoooo pela seleção das dicas, ladyce!
bjks e uma semana alegre e iluminada pra vc!

6 08 2009
Dri Viaro

Oi, vim conhecer seu blog e desejar um bom dia
bjsss

aguardo sua visita 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: