Um soneto, do eternamente contemporâneo Gregório de Matos

11 08 2011

Faltava cor, 2010

Cláudio Dantas ( Brasil, contemporâneo)

óleo sobre tela, 30 x 30 cm

À instabilidade das coisas no Mundo:

SONETO

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da luz, se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em contínuas tristezas a alegria.

Porém, se acaba o Sol, por que nascia?

Se é tão formosa a luz, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na luz falta a firmeza

Na formosura não se dê constância,

E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza

A firmeza somente na inconstância.

Em: Gregório de Matos Obra Completa, 2 vols.  São Paulo, Edições Cultura: 1945

Gregório de Matos ( Brasil, Bahia, 1623– Brasil, Recife 1695) advogado e poeta brasileiro do século XVII.   O nosso maior poeta do período Barroco no Brasil.   Também um dos mais satíricos.  Conhecido também por dois cognomes:  Boca do InfernoBoca de Brasa.  De família baiana abastada, estudou no Colégio dos Jesuítaa na Bahia, indo depois para Lisboa em 1650 e em 1652 para a Universidade de Coimbra.  Foi o primeiro poeta a cantar o elemento brasileiro, o tipo local, produto do meio geográfico e social.


Ações

Information

3 responses

12 04 2015
Zezinho Nascimento

Prezado(a) Amigo(a),

Peço-lhe, ENCARECIDAMENTE, que me ajude a CONSCIENTIZAR o povo BRASILEIRO, principalmente o SOTEROPOLITANO, de que GREGÓRIO DE MATOS não foi o DIABO que os corruptos PINTARAM e que o apelido de BOCA DO INFERNO foi dado a ele pelos CORRUPTOS (que o ODIAVAM). Gregório de Matos foi o PRIMEIRO brasileiro a LUTAR contra a CORRUPÇÃO NO BRASIL.

MUITO DO QUE FALAM SOBRE GREGÓRIO DE MATOS PODE SER MENTIRA. ATÉ ALGUNS POEMAS QUE DIZEM SEREM DELE PODEM TER SIDO “FORJADOS” POR SEUS INIMIGOS PARA JUSTIFICAR A SUA EXPULSÃO DA BAHIA E DO BRASIL – ELE ERA ODIADO PELOS CORRUPTOS (O primeiro brasileiro a se levantar expressamente contra a Corrupção no Brasil). CONTIUE LENDO, MAS, DEPOIS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.

EU ENTREGUEI, SOB A CONFIRMAÇÃO DE “Recebido em 30/03/2015” NA 2ª VIA, AOS VEREADORES RELACIONADOS ABAIXO E AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR, DR. PAULO CÂMARA, OFÍCIOS SOLICITANDO UMA SESSÃO ESPECIAL PARA APROVAÇÃO (ou não) DO TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DE GREGÓRIO DE MATOS – QUE SE ENCONTRAM NA CIDADE DE RECIFE – PARA SEREM ENTERRADOS EM SALVADOR, sugerindo a Praça da Feirinha, ainda sem nome, em Cajazeiras, https://onedrive.live.com/?cid=B0019C10ACA1A663&id=B0019C10ACA1A663%211735 para enterrar os restos mortais e erguer a estátua deste grande poeta, advogado e juiz baiano, se possível, antes do dia 20 de Dezembro de 2015 (Aniversário do seu nascimento, segundo a Academia Brasileira de Letras, de cuja Cadeira 16 ele é o patrono). PEÇO A TODOS OS BAIANOS QUE AMAM SALVADOR E A BAHIA, PRINCIPALMENTE AOS SOTEROPOLITANOS, PARA REITERAR ESSE PEDIDO JUNTO AO SEU VEREADOR. EIS OS NOMES DOS VEREADORES EM CUJOS GABINETES FOI ENTREGUE O OFÍCIO:
01 – Vereador BECA;
02 – Vereador ORLANDO PEREIRA;
03 – Vereador ISNARD;
04 – Vereador ALEMÃO;
05 – Vereador TOINHO CAROLINO;
06 – Vereador KIKI BISPO;
07 – Vereador CARLOS MUNIZ;
08 – Vereador ATANÁZIO JÚLIO;
09 – Vereador SABÁ;
10 – Vereadora CÁTIA RODRIGUES;
11 – Vereador J. CARLOS FILHO;
12 – Vereador EVERALDO AUGUSTO;
13 – Vereadora VÂNIA GALVÃO;
14 – Vereador LEANDRO GUERRILHA;
15 – Vereador HENRIQUE CARBALLAL;
16 – Vereador GERALDO JÚNIOR;
17 – Vereador MOISÉS ROCHA;
18 – Vereador LUIZ CARLOS SUÍCA;
19 – Vereador ODIOSVALDO VIGAS;
20 – Vereador (Perdeu-se a 2ª via);
21 – Vereador EDVALDO BRITO;
22 – Vereador CLÁUDIO TINOCO;
23 – Vereador WALDIR PIRES;
24 – Vereador EUVALDO JORGE;
25 – Vereador ALBERTO BRAGA;
26 – Vereador ARNANDO LESSA;
27 – Vereador PEDRINHO PEPÊ;
28 – Vereador ANTÔNIO MÁRIO;
29 – Vereador LEANDRO GUERRILHA;
30 – Vereador LEO PRATES;
31 – Vereadora KÁTIA ALVES;
32 – Vereador PAULO MAGALHÃES;
33 – Presidente PAULO CÂMARA;

SALVADOR, EM 24 DE MARÇO DE 2015.

CARTA ABERTA
AOS VEREADORES DA
CIDADE DE SALVADOR

Ref.:
Solicitação de Serviço

Senhores Vereadores,

Na condição de um poeta que luta pelas causas sociais do nosso povo, venho, respeitosamente, pedir a V. Sas. que solicitem ao Presidente desta Casa Legislativa, Dr. Paulo Câmara, a realização da Sessão Especial para aprovação (ou não) do Translado dos Restos Mortais de Gregório de Matos Guerra, da cidade de Recife, PE, para Salvador. Sugiro a Praça da Feirinha (ainda sem nome), em Cajazeiras, para enterrar os restos mortais e erguer a estátua deste grande poeta, advogado e juiz baiano, se possível, antes do dia 20 de Dezembro de 2015 (Aniversário do seu nascimento, segundo a Academia Brasileira de Letras, de cuja Cadeira 16 ele é o patrono).
O poeta Gregório de Matos foi apelidado de Boca do Inferno, pelos corruptos da época. Na verdade, ele foi o Jornal Vivo de uma época colonial na qual não havia imprensa. Gregório de Matos denunciava ao povo tudo que era corrupção ou má administração – e os atos falhos – dos soberanos, da nobreza, do clero, dos reinóis, dos degredados, dos mulatos, e de quem quer que fossem. Gregório foi um soteropolitano que lutou, do seu modo, pela decência e honestidade dos baianos, tanto, que deixou a nobreza e os cargos que lhe ofereceram para juntar-se ao povo, e, com sua sabedoria (ele fora advogado e juiz), levar a esse povo esclarecimentos – o que contrariou os governantes corruptos da época. Ajudar a trazer os restos mortais de Gregório de Matos para a Bahia é posicionar-se, categoricamente, contra a corrupção. Gregório de Matos foi o primeiro brasileiro a lutar expressamente contra a Corrupção no Brasil. Ele é uma riqueza que nós, baianos, precisamos resgatar.
Conto com o apoio de Vossas Senhorias para a realização deste ato justo e tardio. Passaram-se já, 319 anos desde a morte deste grande baiano (esquecido por seus conterrâneos).

Certo do empenho de V. Sas.,
Aguardo deferimento e apoio de todos.

Atenciosamente,
Poeta Zezinho Nascimento
– José Nascimento de Brito. _________________________________________________________
ASSISTA AO VÍDEO EM http://euniceespinola.com/um-encontro-notavel-com-eunice-espinola-13/
José Nascimento de Brito nasceu na Fazenda Cristal, município de Morro do Chapéu, BA. Diplomado pela Editora Mágicos de Oz como um dos melhores poetas luso-brasileiros de 2014, José Nascimento de Brito é membro da Academia de Letras do Brasil/Piracicaba, do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, da ANICAL – Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras – e, da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza. A partir de 09 de Maio de 2015, será membro, também, do Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires. Tem participação nas seguintes antologias: Castro Alves e Convidados; 6ª Antologia Poética da ALAF; e, agora, Palavras sem Fronteiras IV. É autor do livro GREGÓRIO DE MATOS FOI UM JESUS CRISTO BAIANO – UM TRIBUTO A GREGÓRIO DE MATOS – Coletânea de suas letras musicais e outras poesias com 350 páginas. Seu livro educa jovens, crianças e adultos contra a má dicção, o uso de drogas e a desonestidade com finanças (corrupção de modo geral), contendo, também, textos para ensinar como fazer poesias, como empregar as sílabas métricas e como reduzir as palavras e os versos para que a poesia tenha uma cadência.
Com o objetivo de diminuir “Nossos Vícios e Maus Costumes” (pronúncias erradas, o uso de drogas e a corrupção de um modo geral em nossa sociedade), Zezinho Nascimento compartilha páginas do seu livro com centenas de grupos na internet, doando 11 das 350 páginas a milhões de pessoas. Eis o link do arquivo:
https://onedrive.live.com/?cid=B0019C10ACA1A663&id=B0019C10ACA1A663%211705

7 03 2019
Silmara

Amoo essas obras 😍😍😍

8 03 2019
peregrinacultural

Que bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: