O veado na fonte, fábula de Loqman

10 01 2012

O veado na fonte

Loqman *

Um veado sedento veio a uma fonte para beber, mas quando percebeu sua imagem refletida na água, sentiu-se tomado de melancolia por causa da magreza de seus pés, mas, por outro lado, orgulhava-se da beleza e da grandeza de seus cornos.  Pouco depois, os caçadores puseram-se em sua perseguição.  Enquanto fugia pelas planícies não puderam nada contra ele, mas quando atingiu a floresta da montanha, sua corrida foi retardada por seus cornos que se embaraçavam entre as moitas e os galhos.  Os caçadores então se apoderaram dele sem dificuldade e mataram-no.  Mas antes de exalar o último suspiro o veado gritou:

— Coitado de mim que subestimei o que me salvou a vida e só tive elogios para o que me causou a morte.

Em: Contos Árabes, Jamil Almansur Haddad, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: s/d

—-

* Loqman – [também conhecido como Loqman, o sábio] – foi um fabulista muitas vezes confundido com Esopo.  Muitas vezes suas fábulas também apareceram como sendo de Esopo.  A primeira tradução de suas fábulas para a Europa foi feita por Erpenius em 1615.


Ações

Information

One response

11 01 2012
Nanci Sampaio

Ladyce:

Em tempo, agradeço pelas dicas de literatura infanto-juvenil que me ajudam na hora de indicar livros aos meus sobrinhos. Mas minha grande alegria da temporada foi ter interrompido a sequencia de livros da séria Bat Pat e ter apresentado Ana Maria Machado a minha sobrinha de 9 anos – pequena adorável leitura voraz, que gostou muitíssimo dessa escritora talentosa. Lemos juntas Bisa Bia Bisa Bel, que dá de dez nas séries importadas.

Beijo, da Nanci.

PS 1/2 indiscreto (será que a Tatiana lê este blog?) – desculpas pela gafe de ter sugerido mais de uma vez a leitura de A chave de Casa. De fato gostei muito do romance, mas só depois vi sua avaliação sobre ele…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: