Descoberta cerâmica chinesa datando de 20.000 anos

29 06 2012

Fragmento de cerâmica encontrado na caverna Xianrendong em Jiangxi, sul da China.

Fragmentos de cerâmica foram encontrados em uma caverna no sul China.  E foi confirmado terem 20.000 anos de idade, tornando-os,  como um todo, a mais antiga cerâmica conhecida no mundo, dizem arqueólogos.

Essas descobertas juntam-se aos esforços recentes em que foram datadas pilhas de cerâmicas no leste da Ásia, mostrando idades superiores a 15.000 anos.  Essa descoberta refuta  as teorias convencionais de que a invenção da cerâmica se correlaciona ao período de cerca de 10.000 anos atrás, quando os seres humanos deixaram  a caça para se tornarem agricultores.

Outro fragmento de cerâmica encontrado em Jiangxi, sul da China.

A pesquisa, feita por uma equipe de cientistas chineses e americanos,  também mostra que o surgimento da cerâmica  é mais antigo do que o que se acreditava, demonstrando sua existência entre os homens  já na última idade do gelo.

As descobertas parecem apontar para uma nova direção na investigação das sociedades humanas mais antigas.  Ainda se precisa ter uma compreensão da mudança do desenvolvimento humano passando dos hábitos de caça e pesca para o uso da agricultura.  É uma mudança  sócio-econômica  que aconteceu entre 25.000 a 19.000 anos atrás levando ao aparecimento de sociedades sedentárias agrícolas.

Fragmento de cerâmica encontrado em Jiangxi, sul da China.

Wu Xiaohong, professor de arqueologia e museologia na Universidade de Pequim, enquanto explicava os esforços de datação por radiocarbono,  salientou a importância desse achado, lembrando que até agora só se pensava que a cerâmica fora inventada após a transição para a agricultura.  A partir dessa descoberta  e com a certeza de que a datação está correta e fartamente corroborada, chega-se a um  momento de rever os conceitos do desenvolvimento humano até agora preconizados.

FONTE: The Guardian


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: