–
–
Iluminura da Cidade das Mulheres, de Catarina de Pisano, século XV
Mestre da Cidade das Mulheres (Ativo em Paris entre 1400-1415)
Pintura sobre pergaminho, 12 x 18 cm
Biblioteca Nacional da França, Paris
–
Tradicionalmente o Livro de Horas era um pequeno livro, manuscrito, contendo salmos e orações, para a pessoa comum usar como guia dos rituais religiosos. Foram populares na Idade Média, a maioria aparecendo entre os séculos XIV e XVI. Tinham, por vezes, divisões das horas canônicas, para que seus portadores mantivessem as orações necessárias na hora certa. Podiam conter também os meses ou as estações do ano com lembranças das festividades do ano cristão. O Livro de Horas era composto de pequenos textos pois era um guia para reflexão, para a meditação religiosa. Era carregado facilmente em bolsas ou bolsos; poderia ou não ser ilustrado com pinturas à mão, chamadas iluminuras, mais ou menos ricas dependendo da fortuna de seus portadores. Porque eram objetos próprios, especificamente feitos para um só dono, diferenciavam-se, cada qual adaptado ao gosto de quem o encomendara.
A descrição acima não se aplica ao livro de Nélida Piñon a não ser na forma e no espírito: ponderações oportunas, ritmadas. Meditações variadas. Seu livro tampouco se mostra afiliado aos poemas de amor divino enunciados no volume poético de Rainer Maria Rilke, titulado Livro das Horas, publicado em 1905. O que todos têm em comum é o convite à reflexão, a voz introspectiva, o tom meditativo. Este é um livro pessoal, íntimo, mesmo que essa intimidade seja filtrada e dosada. Dona de uma das mais fortes vozes narrativas da literatura brasileira, Nélida Piñon pode ser considerada acima de tudo a escritora da palavra certa, mestra do uso do “mot juste”.
–
-=—
Engana-se quem imagina perceber nessas reflexões sobre o cotidiano, sobre viagens e leituras, memórias reveladoras dos pensamentos mais íntimos, das alegrias e tristezas de sua autora. Muito pelo contrário, vislumbramos sim, uma pessoa carinhosa para com seu cachorrinho de estimação, Gravetinho; uma pessoa cuja mente associa no perscrutar diário, segmentos de leituras do passado temperadas ao gosto da gastronomia galega. Mas são passos cuidadosos de revelação, passos que avançam o conhecimento que temos da escritora, mas que simultaneamente nos aguçam a curiosidade sobre suas opiniões, sobre suas ‘verdadeiras’ opiniões. A aparente facilidade com que Nélida Piñon pode deslizar da leitura da manchete de jornal a considerações sobre o teatro clássico grego; quando consegue se imaginar dialogando com a boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo, passear pelo velho centro do Rio de Janeiro e acabar com os olhos pousados nas águas da lagoa Rodrigo de Freitas, só demonstra sua extraordinária habilidade de cinzelar o texto, de abreviar as pausas e mostrar só, unicamente aquilo que se permite revelar. Mas os véus encobrindo a pessoa continuam a ser tão eficazes quanto a roupa de Salomé antes do espetáculo diante de São João Batista. O que descobrimos não é a autora, mas sua persona.
Memórias, todos sabemos, são tão grande ficção quanto um bom romance detetivesco. Lembramo-nos do mundo como o desejaríamos que tivesse sido, às vezes para justificar certas ações, outras para nos apresentarmos pelo melhor ângulo. Recontamos só aquilo a que nos permitimos. O mesmo se dá nessa publicação, nesse livro de reflexões. O presente que Nélida Piñon nos entrega, no entanto, nessa coletânea encantadora de meditações enfileiradas como contas de um rosário, é a habilidade de imaginarmo-nos em sua companhia, em conversa sem hora para terminar; saltando de um canto ao outro do mundo; peregrinando pela Ibéria com a escritora a nos servir de guia. O tom é íntimo. Suave. Meia-voz. E com ela escorregamos de um assunto ao outro, às vezes surpresos pelo convívio que revela ter com amigos, por um leve misticismo quase gitano, talvez herdado dos ancestrais espanhóis e alimentado nas raízes brasileiras. O que descobrimos é uma mulher com um interior rico, lúdico e letrado. Só. Imensamente só.
–
Nélida Piñon
–
A leitura de Livro das Horas é um presente. Deixou-me com curiosidade ainda maior pela autora, que já participava do meu panteão de sacerdotes da nossa literatura. Percorri a rede à cata de entrevistas, queria ouvir sua voz para finalmente casá-la com os textos que perscrutava. É impossível ler-se essa publicação de uma ou duas sentadas. Ela exige reflexão e os cinco ou seis parágrafos de cada etapa são suficientes para levar-nos, cheios de ponderações, ao dia seguinte, à noite seguinte. Sherazade, é quem me vem à memória. Tal é o encantamento do texto que me fez alongar a leitura por quase um mês, tomando-a a conta gotas, prolongando sua vida ao meu lado, como fez o rei Sheriar. Foi um prazer!
Fiquei cheio de vontade de ler.
Ricardo é um livro com um tantinho daquela melancolia lusitana e um tantão de erudição ibérica. Vale a pena… Abçs
Fico imaginando como a Nélida Piñon deve se sentir ao ler uma resenha tão delicada (é a melhor definição que me vem no momento) e que certamente ela merece. Parece que 2013 promete mesmo em termos de literatura!
Kovacs/Mundo de K acho que este ano promete mesmo. Nélida é especial. Abç
Que belo texto, bela resenha para o “livro das Horas”. Abraços de agradecimentos, Julio lellis
Júlio, obrigada pelo comentário. É sempre bom saber que não escrevemos num vácuo. Mas receber um comentário de quem entende do assunto é melhor ainda. Um grande abraço, Ladyce
Ladyce, esta semana a TVSESC estava com a Nélida no programa Tertúlia, ela falou de Juan Rulfo e seu livro Pedro Páramo,
Você chegou a ver?
Marta, não vi não… Vou procurar em vídeo. Obrigada pela dica, 🙂