O Pavão, texto de Rubem Braga

18 01 2013

A figueira e o pavão, Walter Crane, 1895

A figueira e o pavão, 1895, ilustração de Walter Crane.

O Pavão

Rubem Braga

Eu considerei a glória de um pavão, ostentando o esplendor, de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros,e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.

Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

Em: Ai de Ti Copacabana! Rubem Braga, Rio de Janeiro, Sabiá: 1969, 5ª edição


Ações

Information

4 responses

18 01 2013
Mf Moraes Rodrigues

Incrível! A descoberta para mim, e Rubem Braga, conduziu muito bem, maravilhoso.Abs. amiga.

19 01 2013
peregrinacultural

Tão pequena e tão linda! Estou feliz que você gostou. Temos muitas jóias na nossa literatura que passam despercebidas. É um prazer selecionar passagens literárias, mas é um prazer ainda maior quando os leitores do blog parecem gostar da seleção também. Obrigada, minha amiga, 🙂

18 01 2013
RAA

Que prosa!…

19 01 2013
peregrinacultural

Estamos comemorando este ano os 100 anos de nascimento de Rubem Braga. Nâo só era um excelente cronista e escritor, mas tornou-se também uma quase figura folclórica no Rio de Janeiro, onde morou no último andar de um condomínio em Ipanema e transformou o espaço — que nem todo era seu — num sítiozinho — acho que o termo por aí, Ricardo, seria uma quinta — com árvores frutíferas, bancos, redes, grama! Um espírito empreendedor, que não se conformava de ter que viver longe da terra natal. Gosto muito de Rubem Braga. Obrigada pelo incentivo! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: