O silêncio na biblioteca é importante

8 02 2013

???????????????????????????????

Ilustração Walt Disney.

Numa pesquisa feita nos Estados Unidos sobre o que os usuários das bibliotecas públicas mais gostam nos serviços apresentados está o silêncio para ler.  Um mundo de quietude parece ser tão importante quanto acesso livre a computadores e à internet.  Os resultados dessa enquete foram surpreendentes para  Laura Miller que  publicou um pequeno artigo na revista Salon sobre o fato.  Eu também aprecio a certeza de que estarei num lugar quieto, sem conversas, quando vou à minha biblioteca. Gosto de saber que não serei incomodada com cochichos e conversinhas, que ainda há ilhas de quietude nas metrópoles, quietude ainda maior do que a que encontro em  minha casa, onde o telefone com ofertas mais variadas parece estar sempre chamando.

Aqui estão os resultados: os serviços mais apreciados nas bibliotecas públicas:

80% considerou – bibliotecárias que ajudem a encontrar informações.

80% considerou – empréstimo de livros

77% considerou – livre acesso a computadores e à internet

76% considerou – lugar silencioso para adultos e crianças

Este último item, só 1% a menos do que acesso à internet.  VIVA!  Há pessoas com os mesmos gostos que eu!


Ações

Informação

5 responses

8 02 2013
Regina

Sem dúvida Ladyce. Estou preparando postagem justamente sobre isso. E por que? Por que a biblioteca que eu mais uso é de tirar do sério: celulares ligados tocam constantemente e em tom alto, no mesmo tom exagerado seus donos atendem e conversam, os estudantes lancham nas mesas. A biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, mais parece uma feira.

8 02 2013
peregrinacultural

Regina a falta de educação com celulares é incrível. Nos cinemas, as pessoas, apesar de colocarem no silenciador, mesmo assim respondem às chamadas e acreditam que falam baixo. Recentemente li um artigo sobre os restaurantes que hoje em dia não só têm que aguentar os celulares e as pessoas falando alto e atrapalhando os vizinhos, como a moda de tirar fotografia do prato que está sendo servido, e colocar na hora na internet está fazendo as pessoas traparem nas cadeiras para terem melhor ângulo para a foto com seus celulares. Isso, acredito ser só aqui no Brasil, onde perdemos qualquer senso de responsabilidade para com o próximo, qualquer senso do que é ou não correto.

9 02 2013
Nanci Sampaio

Concordo com vocês. Pessoas ao celular em restaurantes me incomodam tanto quanto uma procissão de baratas (ou uma barata, que seja) circulando pelas mesas. Não tenho conta no Facebook ou outra rede social (à exceção do Skoob) e talvez por isso não entenda o que leva alguém a publicar tanta bobagem, inclusive a foto do almoço… Mas voltando ao silêncio, esse bem raro e vital, em nossas bibliotecas e por que não dizer, nas livrarias também.

Abraços, da Nanci.

14 10 2015
Anônimo

uuuuuuuuuuuuuuuuh :p abaixo ao silêncio

16 10 2015
peregrinacultural

Silencio ébom. Faz a gente refletir, e cresce o cérebro… Faz bem… para o corpo e para a alma…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: