Dia 6: Azul, desafio da escrita, #PHpoemaday

6 06 2014

 

 

Old_guitarist_chicagoO velho violeiro, 1904

Pablo Picasso (Espanha, 1881-1973)

óleo sobre tela, 122 x 82 cm

The Art Institute, Chicago

 

Tema: Azul

 

Azul o quê?

Não sou fã da cor azul.
Só no céu.
De preferência como pano de fundo
De uma frondosa bananeira,
De uma grande mangueira,
De pitangueiras e jabuticabeiras.
Por trás de uma montanha,
Enquadrando a paisagem bucólica,
Ou contrastando com um flamboyant.
Não há rosas azuis. Nem tulipas.
Nem comidas, nem bebidas.
Fruta tropical não se passa por azul.
Nem o mirtilo que é roxo e europeu.
A baleia azul, não o é…
Tampouco é o “blue cheese”.
Azul para mim é uma cor triste.
Não sou a única.
Picasso triste é azul.
No Irã é a cor do luto.
É a cor do nada, na televisão…
Indefinível, precisa de companhia para existir:
Azul-bebê, azul- turquesa, azul-marinho, azul-celeste, azul-anil,
Azul cobalto, azul-ardósia, azul-petróleo, azul-aço, azul-cadete,
Azul-pólvora, azul meia-noite, azul-furtivo, azul da Pérsia.
Em inglês, significa tristeza.
Are you feeling blue?
Não. Não estou deprimida”, respondo.
Estou verde e amarela…

©Ladyce West, Rio de Janeiro, 2014

 

 

 


Ações

Information

13 responses

6 06 2014
musicaefantasia

Muito bacana, mestra !

Um Picasso da fase azul, e um poema sobre a cor.

Isto só se vê aqui, no super blogue Peregrina Cultural !

6 06 2014
peregrinacultural

kkkkkkkkk kkkk Vocês são muito engraçados…

6 06 2014
marielfernandes

No meu tempo, “está tudo azul” significava tudo bem. E estar no azul parece boa notícia em finanças. Adoro o azul, menos no Grêmio, talvez. Linda poesia.

6 06 2014
peregrinacultural

Também há: céu de brigadeiro.. e azul de bolinhas brancas, como exemplo de dias maravilhosos…. Obrigada

6 06 2014
renataamemiya

Gostei bastante!! Parabéns!!

6 06 2014
peregrinacultural

Obrigada, gostei também da viagem sideral!

6 06 2014
renataamemiya

KKK!!! Vc acha o azul triste mesmo? Eu acho uma cor tão alegre… feliz…

6 06 2014
peregrinacultural

Não, não acho triste, mas fora jeans, não uso nada azul. Minha pele fica bem amarelada…

6 06 2014
renataamemiya

Entendi!! Bjks, estou gostando muito de te conhecer.

7 06 2014
Laura Rangel

a cor azul é triste.

7 06 2014
peregrinacultural

É sim… 😦

8 06 2014
Maria Helena Oswaldo Cruz

Tudo mto bom, a pintura triste, a poesia vestida de verde amarela!

8 06 2014
peregrinacultural

Tem sido um verdadeiro desafio esse. Um tema por dia… Azul foi um tema que eu jamais teria pensado em escrever. Tem sido uma surpresa por dia e como expliquei ontem a uma amiga, não estou sabendo bem a origem dessas histórias,mas não vou examinar para não tirar a mágica. Bjnhs e obrigada pela leitura

Deixe um comentário

