Domingo, um passeio no campo!

4 09 2016

 

 

Valle Jr, Paulo (1889-1958)Paisagem.Óleo sobre cartão33 x 40 cmPaisagem

Paulo do Valle Júnior (Brasil, 1889-1958)

óleo sobre cartão, 33 x 40 cm

Salvar


Ações

Information

3 responses

4 09 2016
Pro seu dia ficar melhor

Olá ! Onde consegue estas obras de arte? Você tira de livros, bibliotecas? Noto que todos os teus posts mantém o mesmo padrão de pinturas, e são bem singulares. Abraço!

4 09 2016
peregrinacultural

Oi! Bom domingo. Depende. O blog tem diversos objetivos. Um deles é a contribuição para o conhecimento POR TODOS da história da arte brasileira. Porque aqui no Brasil, conhecemos muito o presente, as obras abstratas, as obras contemporâneas conceituais, mas temos pouquíssimo conhecimento dos artistas que sedimentaram o conhecimento das artes plásticas brasileiras. Conhecemos mais, por exemplo, as obras do século XIX europeias ou até mesmo americanas do que conhecemos as brasileiras que não deixam nada a dever. Como sou uma historiadora da arte isso é de importância para mim.

As obras de ARTE BRASILEIRA vêm quase todas de catálogos de leilões, provavelmente 90%. Algumas de livros. Algumas de alguns sites com interesses semelhantes. Eu colocaria mais dos nossos museus, mas poucos são os que têm fotos de obras com boa resolução que possam ser colocadas no blog sem problemas.

Porque sou historiadora da arte e dou aulas de história da arte tenho, na nuvem, um arquivo enorme, uma coleção gigantesca de imagens de arte (brasileira e estrangeira). Às vezes também tiradas de livros de arte. A arte brasileira aparece no blog sempre às segundas [nossas cidades], às quartas [hoje é dia de feira (frutos e legumes, natureza morta); às sextas – Rio de Janeiro (o RJ foi a capital do Brasil e a maioria dos pintores dos séculos passados vieram ao RJ para estudar); sábados (flores, natureza morta) e domingos (paisagem). Seleciono as obras de acordo com a minha vontade do dia… aí é subjetivo… e tento não repetir muitos artistas e sempre tento mostrar artistas que não são muito conhecidos (por ignorância nossa) e artistas mulheres se possível. Já há muitos blogs dedicados à arte contemporânea, abstrata, brasileira. Mas isso não quer dizer que vez por outras eu também não as escolha.

Quanto às imagens de pessoas lendo… isso aconteceu quase por acaso. Mas, em 2008, logo depois de ter começado o blog, li no jornal O Globo, aqui do RJ, um artigo sobre hábitos literários no Rio de Janeiro do século XIX. O artigo de duas páginas vinha ilustrado com diversas pinturas de pintores estrangeiros do século XIX de mulheres lendo (acho que foram Renoir (França) e Mary Cassatt (EUA). E fiquei furiosa. Porque uma das mais belas e conhecidas telas de pintor brasileiro do século XIX é Moça lendo do Almeida Júnior, no MASP. Por que então ela não foi usada? Há oito anos, quando eu publiquei essa minha revolta, havia muito pouca arte brasileira na web e muito poucas reproduções digitais desse quadro. Assim surgiu o Imagem de Leitura, pessoas lendo, que aparece quase todo dia. Há muitos blogs no mundo dedicados a pinturas e esculturas representando pessoas lendo. E nessa seção faço um esforço dobrado para colocar imagens menos conhecidas. Como tenho um número gigantesco de fotos dessas telas, de todo canto do mundo, acabei inventando outras seções para colocar pessoas lendo — postagens com citações, por exemplo. Sinto muito que poucos sejam os artistas brasileiros que tenham pessoas lendo como tema.

Os quadrinhos, todos, eu mesma fotografei e cataloguei para meu próprio uso. As ilustrações vêm da internet. Mas vou colecionando, sem saber quando e como irei usar essas imagens.

Nós todos aqui no Brasil temos uma memória fenomenal para as músicas do passado. Mas não conhecemos as obras de pintura e escultura do passado nem o nome dos artistas. Sou a formiguinha que vai dia a dia contribuindo…

O blog é um hobby para mim. É um hábito. É para onde venho nas pausas de preparação de aulas… e essas telas qua aparecem regularmente, muitas vezes preparo com antecedência de um mês mais ou menos e simplesmente coloco o dia e a hora para serem postados automaticamente pelo wordpress.

Espero ter respondido à sua pergunta. Um grande abraço e obrigada pelo interesse.

5 09 2016
Pro seu dia ficar melhor

Não foi uma resposta. Foi uma aula! Tornou ainda mais interessante estas obras. Cada arte poderia ter uma explicação detalhada. Muito obrigado por responder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: