Notas de uma peregrina cultural

Sou uma historiadora da arte, formada no exterior, onde ensinei história da arte no nível superior.  Uma das minhas preocupações é manter viva a nossa memória imagística.  Acesso a obras de arte não é luxo, nem pertence só aos iniciados.
Um historiador, e nesse caso um historiador da arte,  é alguém que trabalha com a história cultural de um povo, de um país e eventualmente da humanidade.  Escolhi aliar imagens aos textos  postados para expandir a experiência de quem aqui chega.

——

QUEM SOU EU

Meu nome é Ladyce West.  Sou carioca.  Sempre trabalhei com as artes plásticas, com literatura e história. E ainda trabalho.  Já trabalhei com marketing.  História cultural é talvez o meu maior  interesse.

Peregrina, eu mesma.

—–

ACESSAR AS IMAGENS DE LEITURA, ARTE BRASILEIRA, FOTOS DO RIO DE JANEIRO, QUADRINHOS.

92 responses

25 11 2008
graçagrant

oi carioca, se voce ainda não conhece, vai aqui uma sugestão de livros “mulheres que leem são perigosas”, de stefan bolmann; e do mesmo autor “mulheres que escrevem vivem perigosamente”.
abraços
gg

25 11 2008
Lígia

Ladyce,
Parabéns pelo espaço aberto ao diálogo, fonte de participação social onde todos ganham melhores condições de equidade social e caminho a felicidade humana.
Amei este novo perfil interativo de muito bom gosto nos temas e arte.
Beijo grande!

4 01 2009
Guto Santos

Olá Ladyce, esbarrei em seu blog nos últimos dias de 2008 e ainda não tinha deixado um “olá”. Antes saiba que foi um esbarrão bom, dado em coisa boa, pois suas postagens (até onde li) são abordagens das quais gosto bastante.

Fica aí o meu parabéns pela sua iniciativa em compartilhar. Como eu ainda engatinho nestes ferramentas blogueiras, ainda estou meio desajeitado em tudo, mas será legal acompanhar seu blog durante esse ano de 2009.

Abraços,
Guto Santos
(www.ensaiando.wordpress.com)

12 03 2009
Thais

Ladyce, que prazer encontrar sua página quando pesquisava sobre: pintura em tela imagem de leitura. Foi a primeira opção que fiz para ler e se encaixou no que eu procurava. Sou formada em Bibliteconomia e História, e sempre busco imagens que retratam pessoas lendo. Sou aficcionada por livros, não consigo viver longe deles, em minha casa os tenho sempre ao meu alcance e quando mudei de casa e resolvi fazer de um quarto a biblioteca, dormi mal porque havia retirado uma estante que ficava dentro do meu quarto.
Estou me sentindo bem à vontade em seu site que é bem diversificado mas sem fugir da essência. Parabéns!
Coleciono estampas, telas, imagens com o tema leitura. Se for possível indique como poderei adquirir as que você exibe aqui.
Obrigada, um abraço

Vou fazer propaganda do seu site para estudantes.

12 03 2009
peregrinacultural

Thais, o prazer é meu! Muito obrigada pelo elogio. A coleção de imagens de leitura começou há uns 3 anos quando conversei com uma amiga a respeito da “propaganda positiva”, ou seja ao invés de mandar as pessoas lerem, deveríamos sempre que possível mostrar pessoas lendo, jovens, crianças, senhoras, homens, as pessoas mais diversas. O intuito era mostrar que ler é tão natural quanto respirar.

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que havia um bocado de imagens de pessoas lendo, em portais da internet sobre arte, em blogues, em lugares preocupados com livros. Mas eu queria sobretudo imagens de brasileiros lendo. Isto foi mais difícil e para conseguí-los passei muitas horas na internet a cada de quadros sendo leiloados. Isso tudo porque eu queria me reportar à nossa realidade, fazer uma contribuição, por menor que fosse, à nossa cultura (que nesse aspecto não está muito bem representada na net). Aí comecei a fotografar imagens de quadrinhos onde aparecia o Pato Donald lendo, a Monica, a Magali, etc. Hoje tenho uma pen drive dedicada a essas imagens.

Quando posto uma imagem de leitura aqui, se for um quadro ou uma obra de arte, gosto de colocar um pouquinho sobre o artista, porque é sempre bom a gente ir alongando os horizontes. Tenho muito mais imagens dos séculos XIX e XX do que de outros tempos. Mas neste blog tenho tentado variar o quanto possível.

Estarei entrando em contato com você, mais tarde, para lhe dar alguns lugares repletos de belas imagens. Um abraço, Ladyce

24 09 2009
Inha Bastos

É com prazer que visito seu blog,vi minha tela postada aqui e achei ótima sua iniciativa,tenho outra telas sobre leitura,gostaria de postar?Me responda,por e-mail.Um abraço
Inha Bastos

23 06 2015
Romero Bittar

Ladyce West, peregrina cultural, amei o seu blog, o encontrei através da busca por um texto do Viriato Correia “Duelo de Viola” acabei encontrando “Que é o Brasil” no seu blog e não resisti à tentação de re-editá-lo no meu blog que criei inspirado em você.

Tenho um blog mais antigo e pessoal – poemasevida.blogspot.com – mas criei o vidaepoemas.wordpress.com por puro entusiasmo de divulgar a obra de Viriato Correia e agradeço a você.

Vamos trocar figurinhas, quem sabe dá álbum? Não é mesmo?

12 07 2015
peregrinacultural

Mas é claro que podemos trocar figurinhas. Gosto muito de Viriato.. Um grande abraço

12 03 2009
Thais

Ladyce, “explorando” sua página, fui em Rimas, poesia infantil…, pois tenho uma filha de 7 anos que adora “poetizar”. Adorei o que encontrei pois são obras, que por terem sido escritas a mais tempo, os livros estão esgotados, ficando esquecidas . A ilustração da época, é bem enriquecedora, e agradável de apreciar.
Ela chegou da escola, e fui logo lhe contar a novidade. Espero que sempre dê uma passadinha por aqui.
Um abraço, Thais

12 03 2009
Thais

Ladyce, “explorando” sua página, fui em Rimas, poesia infantil…, pois tenho uma filha de 7 anos que adora “poetizar”. Adorei o que encontrei pois são obras, escritas a mais tempo, os livros estão esgotados, ficando esquecidas . A ilustração da época, é bem enriquecedora, e agradável de apreciar.
Chegou da escola e fui logo lhe contar a novidade. Espero que ela sempre dê uma passadinha por aqui.
Um abraço, Thais

21 04 2009
Iara

ENCANTADISSIMA com tudo o que li aqui
belissimo trabalho Ladyce West, é preciso incentivar e propagar a leitura e a cultura em nosso pais!

21 04 2009
peregrinacultural

Iara, muitíssimo obrigada!

27 05 2009
Ricardo

Ladyce. Gosto de tudo que voce aresenta no seu Blog.
Parabens Peregrina

27 05 2009
peregrinacultural

Que bom Ricardo, esse elogio vale muito! Muito mesmo! Obrigada!

11 06 2009
Arlete

Olá Ladyce! P A R A B É N S !!!! Suas postagens me ajudaram em meu trabalho de conclusão da pós e foi uma feliz surpresa. Material de extrema importância pela finalidade e pelo objeto escolhido! Estarei acompanhando sempre!

11 06 2009
peregrinacultural

Arlete, me dá muito gosto saber que posso ter sido de ajuda. Muito obrigada! Qual é o seu campo de trabalho? Um abraço, Ladyce

21 06 2009
Clara

Olá! Ladyce West.Meu nome é claravilma e estou desenvolvendo um projeto de leitura. Gostaria de saber se você me autoriza a colocar esta linda foto como ilustração do meu trabalho.Ela fala por si.Não há necessidade da linguagem . Justamente o que eu estava procurando.O meu trabalho não é para fins lucrativos é para a escola na qual trabalho para juntos desenvolvermos um projeto de leitura no ENs. Fundamental. Sou de Curitiba e ficaria honrada com a sua resposta breve pois tenho urgência. Meu email é:
Muito obrigada pela atenção.

21 06 2009
peregrinacultural

Claro que sim! Com muito prazer! Boa sorte!

7 09 2009
Brontops

Ladyce,

Procurava (goggle) uma imagem de árvore genealógica para ilustrar um texto de Sam Shepard e acabei encontrando seu blogue. Gostei. Procurarei visitar mais. O seu blogue me remeteu a um outro, mantido por uma portuguesa (ela não diz o que faz, mas desconfio que é ligada ao mundo da arte também). Sugiro uma olhada, você como historiadora de arte, irá gostar:

http://obelogue.blogspot.com/

Podendo, visite meu blogue também. É pobre, mas é limpinho.

Abs

9 09 2009
Carlos Meijueiro de Assis

Olá, Ladyce. Primeiramente, queria parabeniza-la pela bela iniciativa. Uma pena as 20h, ao invés de novela, não estivesse por lá um historiador de arte altruísta, a fim de enriquecer todos nós brasileiros através do conhecimento de uma das nossas mais puras riquezas.
Moro no RJ e sou estudante de jornalismo, por mais que ame sua premissa, sou frustrado com o modo que é usado, exceto raras excessões. Como você sabe, para nos livramos da faculdade temos que fazer alguns trabalhos, e como em jornalismo a maioria deles é de escolha pessoal, sempre procuro fugir das tragédias sensacionais, e declino para áreas prazerosas.
Acabei a me comprometer de fazer um trabalho a respeito da prática dos clubes de leitura aqui no Rj. A ver as divulgações, parece existir uma escassez dessas reuniões literárias, infelizmente.
Queria saber se posso me acometer dessa curiosidade de saber como se passa o seu clube de leitura, aonde é, a sua opinião a respeito, algumas opiniões dos participantes, nada será divulgado, exceto à minha professora.
Ah! e já que me passo por curioso, faço-lhe mais um pedido, caso saiba da existência de mais um desses grupos no Rj, e seja possível dizer-me, ficaria muito grato.
Desculpe-me a intromissão. Parabens mais uma vez, pessoas como você apareçam cada vez mais. até e obrigado.

2 10 2009
maria

prezada Ladyce,voce me pediu maiores informações sobre a biblioteca para a qual peço doações de livros e coisas que possam ser úteis à mesma.A biblioteca atenderá a 5 mil pessoas e será a única no município.Por enquanto não tenho parceria com a prefeitura nem ajuda de igreja ou similares.O objetivo da biblioteca em primeira mão é ajudar o ser humano na busca de conhecimentos que propiciem uma auto-educação.Ladyce,este trabalho está no início e desde já agradeço sua colaboração. Obrigada, Fátima.

6 10 2009
William Nava

OLá Ladyce,
Estava em busca de informações sobre essa descoberta do dinossauro que eu mesmo fiz, e encontrei seu blog. Parabéns, muito interessante, aliás vc deve ser uma pessoa bastante interessante, percebe-se pela maneira de expressar pensamentos, opiniões, muito legal.
Quero agradecer por inserir em seu blog essa matéria do fóssil do dinossauro que encontrei aqui na minha cidade, Marília-SP.
Sou ligado no passado distante, pois traz respostas sobre nosso planeta e sua evolução, porisso estudo os fósseis.
Bem, é isso, tudo de bom.
Abração
WILLIAM NAVA
MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE MARÍLIA

7 10 2009
peregrinacultural

William, parabéns pela pesquisa, e pela descoberta! É um prazer ter sua visita aqui ao blog e ficaria muito feliz de continuar a postar mais sobre suas descobertas, ou mesmo sobre o Museu de Paleontologia de Marília, que ainda não conheço.
Dinossauros atraem muitos alunos. Um numero gigantesco de crianças os adoram ( e adultos também) é uma ótimo maneira de se apresentar as ciências ao novos brasileirinhos! Um grande abraço, Ladyce

24 10 2009
William Nava

Oi Ladyce,
Obrigado pela acolhida e por abrir espaço para divulgar o Museu de Paleontologia.
Tenho vários amigos de pesquisa paleontólógica que moram aí na Cidade Maravilhosa 2016 e trabalham no MUseu Nacional da UFRJ, na própria UFRJ, UNIRIO, UERJ. Esse pessoal, quando possível, desembarca aqui no interior de S. Paulo em busca de fósseis. Gosto muito deles, aliás o RJ é a cidade brasileira que mais gosto. Tem uma aura diferente de São Paulo.
Sou paleontólogo mas minha formação mesmo é em Jornalismo e História, sempre gostei muito de história, geografia e ciencias afins.
Quando você permitir, me dê um toque que envio algum artigo interessante e de fácil entendimento sobre paleontologia ok!
Obrigado Ladyce e boa sorte em seus propósitos.
William

25 10 2009
peregrinacultural

William, pode mandar os textos. Eu e meus leitores adoraríamos. Muito obrigada! Ladyce

1 11 2009
maria

Olá Ladyce!Recebi um e-mail seu dizendo que “quem sabe poderia me ajudar” para que eu conseguisse doações de livros diversos para ajudar montar um acervo de biblioteca a ser implantada no interior.Você me pediu que falasse mais sobre o projeto,eu respondi e você não me respondeu nem que sim nem que não.Eu gostaria de uma resposta sua pois em janeiro será inaugurada a biblioteca que beneficiará 5000 pessoas.O nome da biblioteca é Sala de Leitura Cora Coralina e o projeto que visa conquistar leitores novos e encorajar os que perderam o hábito denomina-se Vale a Pena Ler de Novo.É um projeto de iniciativa privada que pretende formar parcerias com a prefeitura,porém saem fins eleitoreiros,pois meu intuito é ajudar.Desde já agradeço sua atenção.Maria de Fátima.

1 11 2009
peregrinacultural

Maria de Fátima. É verdade. Eu lhe disse no email que poderia tentar ajudar no projeto para o qual você me contatou. É também verdade que qualquer ajuda não virá de um momento para o outro, por mais significante que sejam suas qualidades. Segue agora outro email em resposta. Um abraço, Ladyce

26 02 2010
CLARISSA

desculpe-me primeiramente,pois passei rápidamente e não vi seu nome,um bom dia pra começar . Deves ter recebido outro e-mail meu com questionamento a respeito de taunay,pois possuo a obra e agora acho ser a oportunidade de colocá-la no mercado e imaginei que serias uma avaliadora, mas percebi que és daquelas pessoas especiais que possuem arte e cultura na veia, também sou filha de historiador e sei bem como funciona…
São seres especiais.
um grande abraço

Clarissa

2 03 2010
Rosi

Foi um enorme prazer (daquele que aguça os sentidos) encontrar este blog… Como um arco-íris depois da tempestade… Visitarei sempre!
Abraço,
Rosi.

15 03 2010
Gisele Prata Real

Olá Ladyce,

Por acaso, encontrei seu blog, e a minha surpresa foi enorme ao ver que você havia postado um artigo sobre meu trabalho, em 2008 (sou escultora). Fiquei felicíssima e orgulhosa por merecer um espaço neste blog que presta um serviço tão importante à Cultura.
Estou encantada com você e seu trabalho, adoraria conhecê-la e manter contato, você deve ser uma mulher muito interessante. Parabéns!
Daqui pra frente estarei sempre dando uma olhada e seguindo suas postagens, sei que isso me enriquecerá muito. Divulgarei seu blog.

Obrigada e um grande abraço,

Tudo de bom!

Gisele Prata Real

22 04 2010
Dainty

Só para dizer que caí de paraquedas aqui em seu blog. Revirei algumas coisas, mas quando saí deixei tudo arrumadinho no lugar.
Parabéns! Prossiga.

13 10 2010
Silvia Beatriz Freire Malerba

Parabens pelo seu blog, voce conseguiu construir aqui um monumento para a divulgaçao da cultura, que maravilha !!!

13 10 2010
peregrinacultural

Sílvia, muito obrigada! Não só pela visita mas pelas belas palavras. Espero poder estar contribuindo um pouquinho … Um grande abraço, Ladyce

23 10 2010
Renata

Estou perdendo a esperança de fazer uma coisa legal em BH.
Tentei me comunicar com vcs do peregrinacultural em várias ocasioes
e nem sequer obtive uma resposta negativa.

Me considero uma pessoa culta, já li 2/3 da sua lista (dos últimos 5 anos) e posso opinar sobre;
adoro a idéia de vincular pinturas clássicas á literatura…

24 10 2010
peregrinacultural

Renata, primeiro, não tenho nenhum email seu na caixa postal da Peregrina. Tem certeza de que me mandou um email? olhe bem o endereço: peregrinacultural@hotmail.com

Segundo, não há vocês aqui. Sou só uma pessoa. Não há mais ninguém aqui postando ou comentando.

Terceiro: Não sei no que poderei ser de ajuda a você. Estou no Rio de Janeiro. Não sou nenhuma instituição, não tenho verbas do governo ou particulares. isso aqui é hobby mesmo.

Quarto, não acredito que eu esteja prevenindo você de fazer qualquer coisa legal em Belo Horizonte.

Que tal, me dizer aqui mesmo do que você precisa? Um abraço, Ladyce

2 04 2011
jose santos

Ladyce, que belo trabalho você faz sozinha, trabalho de um batalhão!. Deixo o meu agradecimento por tantas ideias legais que colho aqui para minhas oficinas de poesia. Que a peregrina continue com o pé na estrada. Abração

9 04 2011
peregrinacultural

Muitíssimo obrigada, José! Dá muito prazer saber que há sempre a possibilidade de diálogos; que um passatempo meu possa ser apreciado e de auxílio aos outros é gratificante. Um grande abraço

15 04 2011
Laudice

Que delicia de site! estava procurando “arte com bananeiras” e fui presenteada com essa maravilhosa pagina na internet. estou repassando para diversos amigos.
obrigada
beijos de Laudice para Ladyce

17 04 2011
peregrinacultural

Obrigada pelo entusiasmo, seja bem-vinda… Que bom que você gostou do blog. Dá muito prazer saber que ele agrada! Beijinhos, Ladyce

5 05 2011
Nancy Carter

Olá Ladyce!!! tudo bem?

Estava pesquisando sobre Muriel Barbery, autora do livro “A elegancia do ouriço”, e encontrei seu blog! Adorei sua resenha sobre o livro! Ja terminei de ler o livro e pretendo reler em breve!

Continue com esse belo trabalho!Será minha referencia para os proximos livros que pretendo ler!!!

Estou adicionando um link do seu blog no meu blog, tudo bem?

Um grande abraço,

Nancy Ishikawa

5 05 2011
peregrinacultural

Olá Nancy! Que bom que você gostou da resenha e do blog. Espero que volte sempre! Obrigada pelas palavras BOAS de incentivo. Um beijinho, Ladyce

28 05 2011
Rita de Cássia

Olá!
Peregrina Cultural

Que Nick, muito sugestivo…
Estava pesquisando imagens de pessoas leitoras, novas e antigas, para meu trabalho acadêmico e atividade de leitura para crianças , quero mostrar a elas que o ato de ler, folhear as paginas de um livro é natural em nós, e que a arte é uma forma de mostrar isso, encontrei esta mesma idéia ao abrir este blog. O que me deixa contente, pois esta idéia é partilhada.
Observo que os educandos, brasileiros morando no exterior não tem o hábito da leitura, pois não encontram leitores em seus lares.
Foi muito gratificante encontrar este trabalho de garimpagem maravilhoso.
Obrigada pelo seu trabalho, Mestra.
Paz e luz

Rita de Cássia

28 05 2011
peregrinacultural

Rita de Cássia, obrigada pela visita e também pelo grande incentivo.
Não sei se você notou que se você clicar na foto — FLICKR na primeira página do blog, você chega a um local com alguns álbuns de fotografias. Entre eles está um com as fotos de leitores — em obras de arte e outro de quadrinhos com leitores. Talvez eles possam ser de valia para você.
Mais uma vez muito obrigada, Ladyce

3 11 2011
Benedito Aurélio Martins de Lacerda.

Sou descendente da família Falco e tenho muitas informações mas já enviei-as,algumas,mas não tenho certeza de que chegaram.Solicito que se possível entre em contacto comigo,grato.

30 12 2011
José Otávio da Silva

Boa noite Ladyce
É um prazer navegar nas páginas de seu blog pela riqueza cultural disponível nele.
Se for possível me diga como conseguiu tempo para construir esta maravilha.
Obrigado!

31 12 2011
peregrinacultural

Caro José Otávio:
Primeiro muito obrigada pela visita e pelo elogio.
Como qualquer outra coisa este blog foi construído “tijolo por tijolo”, aos pouquinhos. Minhas “diversas profissões” (todas varições do mesmo treinamento) sempre na área cultural e principalmente nas artes visuais e história ajudam, ajudam muito, porque tenho uma boa memória visual e aquilo de que não me lembro, sei onde ir para achar… Mas acredito que o segredo seja mais simples: sou uma pessoa muito metódica que vai separando projetos de interesse em pastas quardadas em meia dúzia de pen-drives de grande memória. Fora isso, há só uma grande inquietação intelectual que ordeno como posso. Um grande abraço, boas entradas, e um muito, muito obrigada pela sua gentileza.

16 01 2012
Evelyn Peruci

Olá,
Ladyce West,

Super interessante seu blog, por favor sobre a imagem https://peregrinacultural.wordpress.com/2010/07/10/imagem-de-leitura-simon-glucklich/ de Simon Glucklich, por favor teria essa imagem em alta resolução ou alguma indicação de livro que eu pudesse encontra-la. Trabalho com pesquisa de imagem para material didático e precisamos para inserir em um livro de artes.

obrigada pela atenção

Evelyn

16 01 2012
peregrinacultural

Evelyn, que prazer ter a sua visita aqui. A fotoque tenho foi a do site de leilões de arte, Waddington, de Dezembro 7 de 2000, que você pode encontrar aqui: http://www.artnet.com/Artists/LotDetailPage.aspx?lot_id=AD7FEB235F78A749

Como o quadro foi a leilão, não tenho a menor idéia de quem é o dono no momento. Talvez a própria casa de leilões tenha a foto arquivada. A Waddington é uma casa de leilões de arte canadense e seu site é: http://www.waddingtons.ca/

Espero ter podido assistí-la. Um grande abraço,

30 03 2012
ana paula

Querida Peregrina,
minha sobrinha, Maria Tadiello, 8 anos, aos 7 escreveu um livro infantil e o ilustrou. Eu gostaria de enviar-lhe um exemplar, como fazê-lo? O livro se chama “A Amiga Doidinha”, de Maria Resende Tadiello. Segue um link com uma nota que saiu no jornal OTEMPO, em BH.: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=189428%2COTE .
Parabéns, suas publicações são ótimas!
anapaula

30 03 2012
peregrinacultural

Terei muito prazer, segue email com endereço. Obrigada, Ladyce

10 06 2012
João Bacellar

Querida Ladyce:
Caí por acaso no seu blog, procurava poesias infantis para minha filha de 6 anos e o google me enviou para a poesia “bailarina” da Cecília. Foi como cair na caverna de Ali Babá, tesouros para qualquer lado que se olhe! Cisquei durante horas, me maravilhando a cada instante, e agora, sempre que tenho um tempo disponível, retorno para olhar detidamente, acariciar cada joia que você reuniu. Obrigado pela sua generosidade! poucas pessoas se dispõem a dividir seus tesouros assim!

Um grande abraço!
João Bacellar

11 06 2012
peregrinacultural

João Bacellar, que prazer você acaba de me dar, com essa joia de comentário! Muito obrigada. Fiquei emocionada. Volte sempre. Um grande abraço, Ladyce

14 07 2012
João Bacellar

Querida Ladyce:

Colaboro com uma ong, que mantem O Pontão “Livro na Roda”, o endereço é http://www.livronarodanhl.org.br. Temos um trabalho interessante, na formação de multiplicadores do livro e da leitura, bem como contadores de histórias.
Temos também um programa de palestras de professores e educadores sobre livros e leitura, caso interesse, você pode conferir no site.
Mas esta introdução é para dizer que editamos a pouco um livro, “Pelos Olhos de Nícolas”, e que gostaria de te enviar um exemplar, se você puder enviar seu endereço.

Um Grande Abraço

17 08 2012
PAULO TIMM

Prezada Ladyce, Esbarrei com seu site ao procurar na WEB alguns romances típicos do Rio de Janeiro, com o fim de adensar um Roteiro Cultural do Rio de Janeiro que estou organizando – http://www.paulotimm.com.br/site/downloads/lib/pastaup/Obras%20do%20Timm/120410090444RIO___CAPITAL_DA_CULTURA_E_DO_CARNAVAL_-_Paulo_Timm__Org._(2).pdf Trata-se de mostrar que o Rio náo é apenas praia, carnaval e belas mulheres. Mas um grande e histórico centro cultural. Encontrei seus posts sobre as referências do ROMANTISMO, mas náo encontro os de número 2 e 5. Existem? Poderia me facilitar o acesso. Grato. Paulo – Prof. UnB /aposentado – paulotimm@hotmail.com

17 08 2012
peregrinacultural

Olá Paulo, que prazer ter a sua visita. Sim aqui está o link para o número II, que é O Guarani.

https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/05/15/5-livros-do-romantismo-ii-o-guarani/

O número 5 — retirei do ar a pedidos, aparentemente muitos alunos andavam copianda o postagem. O que é o reverso do que eu pretendia. Com o tempo, simplesmente não o recoloquei. Fazem 3 anos mais ou menos dessas postagens.

Mas acho incrível o trabalho a que você se propõe. Porque eu também não gosto dessa imagem que se perpetua sobre o Rio de Janeiro: mulher, carnaval e futebol. Há uma tendência a se esquecer que fomos muito mais do que isso e hoje parece que há quase um desprezo sobre os períodos colonial, dos reinados e dos anos até a segunda metade do século XX. Perdemos todos com isso. Pena. Um grande abraço e volte sempre.

17 08 2012
PAULO TIMM

Grato pela atençao e pronta resposta.
Se tiver interesse em receber semanalmente minha TORRES REVISTA DIGITAL – http://www.torres-rs/tv envie-me seu email.
Abraço.
PAULO TIMM , Prof. Aposentado Un.Brasilia UnB /from PORTUGAL

7 09 2012
Tania

“Os meus romanos, alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil”, de Ina Von Binzer, foi publicado em segunda edição pela Editora Paz e Terra em 1994, numa edição revisada e bilíngue. A tradução está assinada por Alice Rossi e Luisita da Gama Cerqueira e os prefácios são de Paulo Duarte e Antônio Callado. Este livro, é redigido sob a forma de cartas romanceadas, mostra-nos a educação feita pelo preceptor aos filhos das famílias ricas e faz um curioso retrato do movimento social. Assim mostra-se como uma leitura agradável para os historiadores da educação, ávidos por novas fontes.

O romance epistolar narra à história de Ulla, jovem professora alemã que vem ao Brasil trabalhar. As cartas que ela escreve são dirigidas a Grete, sua amiga na Alemanha. A moça emprega-se em uma fazenda no interior de Minas Gerais, onde dá aulas aos filhos do fazendeiro. Passa por diversas situações de dificuldade, provenientes da diferença cultural existente entre os povos brasileiro e alemão. Sem ganhar o suficiente para pagar a passagem de volta e exposta ao estresse, a moça cai doente e muda-se para o Rio de Janeiro. Lá sua situação não muda muito, pois sofre em meio a uma cultura completamente diferente da sua. ….

Sra Ladyce, permita esta minha sugestão: paulistana, viajo ao Rio diariamente “pelo seu blog” que parece um sonho… é um sonho! Tomo hoje a coragem e a liberdade de sugerir-lhe este livro de Ina Von Binzer por ser esta pequena obra uma das raras citações ausentes entre seus títulos (ou resenhas) publicados, não significando isto que não o tenha lido: se não o fez, porém, terá uma gratíssima surpresa… leitura deliciosa, registro “pessoal” e de época na sensibilidade da escritora que viveu e lecionou brevemente no Brasil. Não há como largar o livrinho até esgotarem seus relatos, suas confissões, confidências. Curiosidade a mais, são duas publicações, sendo uma apenas em Português e a outra em Português de um lado e Alemão do outro – em único livro. E se livros são de fato o melhor presente que se possa oferecer a um amigo, eu diria, que este nos dois idiomas particularmente faz o maior sucesso entre apreciadores da arte!

Abraço, Parabéns! Obrigada por se dispor a dividir tanto da sua vida linda!
Tania

7 09 2012
peregrinacultural

Tania,

Que prazer recebê-la por aqui! E que honra saber de suas visitas. Sim, já coloquei sua sugestão entre as minhas futuras leituras e darei a minha opinião. Muitíssimo obrigada, volte sempre, agradeço a gentileza de sua sugestão. Um grande abraço. Ladyce

PS: Sim sou carioca, e como tal um pouquinho informal. Pode retirar o Sra. da frente do meu nome. Agradeço a delicadeza no entanto.

8 09 2012
Tania

Ladyce… que gostoso ler suas palavras, assim, para mim, que omiti no primeiro comentário que o ‘seu’ Leblon (frequentado por mim) abriga pessoas queridas de minha familia – apenas por circunstâncias alheias a minha vontade faz dois anos que não vou ao Rio, temos nos visto em SP (moram perto da Cobal … pizzas e pizzas saboreadas no Pizza ParK, com aquela massa fininha de fazer ‘mesmo’ inveja a nós, paulistanos). Ladyce, seus caminhos virtuais e os reais são magnifícos. Às vezes vou lá na seção das plantas e floreiras dos edificios que vc registra ao caminhar e amenizo a saudade! A imagem na obra do artista que reproduz esta cidade em que moro, e que hoje abre seu blog, nos representa de tal forma que apenas alguém com sua sensibilidade poderia selecionar. Temos quase a mesma idade, tem razão, o tratamento formal é duplamente descabido… demais obrigada eu me sinto por sua gentileza em me dar o tanto do seu tempo. Muito prazer, meu abraço renovado. Tania / SP-SP

13 08 2013
Erk

Bom dia Ladyce,
Deveria ter mais blogs como o seu. Uma forma agradável de se inteirar e aprender a gostar das letras e das artes em geral. Meus cumprimentos pela sua nobre contribuição neste sentido. Um abraço. Erico Santos – Porto Alegre-RS.

13 08 2013
peregrinacultural

Obrigada Érico, um grande abraço, 🙂

15 08 2013
Elenara Predebon

Peregrina, amo tudo relacionado aos livros! Leio desde que me conheço por gente… Minha mãe conta que precisava bater nos meus ombros para eu ver o que ela queria, quando eu estava lendo, pois ficava tão absorta na leitura que nem ouvia alguém falava comigo…
Que beleza de blog este teu! Quero ser uma visitante mais assídua.
Para a Thaís, que também gosta de imagens de pessoas lendo, fica a dica:no livro de Roger Chartier, A aventura do livro: do leitor ao navegador, há muitas imagens, riquíssimas ilustrações!
Abraços
Elenara

15 09 2013
Raul Letichevsky

Parabéns pela página leve e elegante. Descobri por acaso e fiquei (já nem lembro enquanto escrevo o que pesquisava).

15 09 2013
peregrinacultural

Obrigada Raul, venha sempre que quiser descansar um pouquinho.

Um abraço,

30 10 2013
Maria cecilia Assed senna

Olá Ladyce, adorei saber do seu blog, lembra de mim? Parabéns por compartilhar assuntos tão valiosos.

30 10 2013
peregrinacultural

Puxa! Que beleza ouvir novidades suas! Claro que me lembro… Homewood… N. Charles,,,, Quanto tempo…

9 11 2013
Fernanda Jimenez

Parabéns, um blog muito rico!

9 11 2013
peregrinacultural

Obrigada!

12 03 2014
Lisy Telles

Olá Ladyce,
Estou encantada com seu blog!
Sou uma jovem senhora, com a idade cronológica um pouco avançada, mas que procura manter o interesse por aquilo que considero com conteúdo. Gosto de tudo que você apresenta em seu blog; principalmente gosto dos quadros, pois aprecio obras de arte e faço da pintura minha forma de expressão. Não sou artista plástica, sou apenas pintora. Na Net você poderá ver alguns de meus trabalhos.
Descobri seu Blog há poucos dias e fiquei tão entusiasmada que não pude deixar de vir dar-lhe os parabéns e apresentar meus agradecimentos por sua generosidade em nos presentear com seu conhecimento e bom gosto.
Abraço,
Lisy Telles

13 03 2014
peregrinacultural

Olá Lisy, como você é gentil! Muito obrigada. Ninguém que visita a Peregrina tem “idade cronológica um pouco avançada“. Todos são muito jovens de cabeça. Eu também gosto de conteúdo. E de “ver figuras”… rs… Vivemos num mundo muito visual, não é mesmo? Fico contente de saber que esse passatempo, que é o blog, traz alegria e conhecimento a quem o procura. É uma honra.. Um abraço de agradecimento por essa linda mensagem. Um beijinho da “peregrina”, Ladyce

PS: Vou dar uma olhadinha nos seus quadros. Obrigada!

9 08 2014
Tony Franco

Parabéns pelo Blog!

9 08 2014
peregrinacultural

Muito obrigada, Tony. E seja bem-vindo ao mundo dos blogs!

23 09 2014
João Batista Piazza

Senhora Ladyce West..

Demorei mas encontrei uma alma com conteudo, despreendimento e despojamento impar nesse mar de informações que tive o privilégio de mergulhar há algum tempo atrás..

Será sempre uma honra poder segui-la em seus passos de sabedoria, despreendimento e doação.

Permita-me repetir aqui uma frase insólita que vi em alguma página de sabedoria e, que se aplica diretamente à sua pessoa.

” Ser uma pessoa rica… Não sobre quanto ela tem, Mas sim quanto pode dar.

Promissores dias se façam em sua vida.

Atenciosamente

João Batista Piazza
Londrina – Paraná

27 09 2014
peregrinacultural

Sr. João Batista, desculpe-me a demora… Que lindeza o seu comentário. Sinto-me grata e um pouquinho encabulada. Muito obrigada pelas suas palavras tão gentis. Venha sempre visitar a página e espero conseguir corresponder às suas expectativas. Um grande abraço,

13 06 2015
Ramon Lacerda Tavares Leite

Olá,

Gostaria de saber se o blog tem informações sobre onde encontrar as obras mencionadas. Por exemplo: a pintura “Vaso com Flores” de Camen Arruda, onde posso encontrar? Ela está em algum museu ou faz parte de um acervo particular? Há informações semelhantes em relação às outras obras?

13 06 2015
peregrinacultural

Grande parte das obras mostradas neste blog vem de obras em leilão em muitas cidades do Brasil. Como quando eu vejo essas telas elas estão à venda, é difícil saber quem as comprou… Se estão em coleção particular conhecida ou em museus, tenho essa informação junto à descrição. Se o artista plástico tem site eu também coloco. No caso específico da Carmen Arruda, a informação veio de catálogo de leilão. Um abraço,

5 10 2015
Carlos Bazuca

Opa, tudo bem?! Te indiquei na TAG bloggers recognition award, abraço.
https://gregaeudaimonia.wordpress.com/2015/10/02/bloggers-recognition-award/

25 10 2015
Sandra Sautter

Olá Ladyce,

Sou museóloga da Coleção Hilda e Quirino Campofiorito e gostaria de catalogar a obra da artista, reproduzida no seu blog, em 14-06-2015.

Por gentileza, você poderia enviar alguma informação sobre a localização dessa obra?

Antecipadamente grata,
Sandra Sautter

25 10 2015
peregrinacultural

Sandra, a maioria das obras colocadas no blog foram retiradas de leilões públicos através do Brasil. Quase nunca anoto em que leilão peguei a imagem, porque é um momento passageiro coisa de dias, a peça está entre donos, digamos assim. E como recebo bem uns 15 ou mais catálogos digitais de leilões por mês, de onde retiro a imagem e a informação, na maioria das vezes não posso voltar à fonte original. Eu retiro, anoto as informações específicas dos quadros e guardo. Os leiloeiros tampouco mantêm as informações on line por muito tempo. Faço isso já há alguns anos. Trabalho de formiga, porque é muito difícil obter-se informações como essas no mundo real. Fazendo isso sistematicamente, realmente tenho uma ENORME coleção digital das artes plásticas brasileiras, principalmente a arte figurativa que é a favorita dos meus leitores. Tudo em pastas, antigamente em pendrives, hoje em memória externa do computador. Só posso garantir o seguinte. Este quadro esteve à venda em leilão nos últimos dois anos. Sinto muito não poder ajudá-la mais, sei como é difícil se obter informações. VEJA LINK ABAIXO, colocado depois desta resposta. Se eu vier a saber de outros trabalhos dela, ou se por um acaso essa obra voltar a leilão [às vezes é comprada por algum galerista e se não é vendida, volta a leilão, já observei isso com alguma frequência], prometo entrar em contato. Um grande abraço, e boa sorte

—-ACHEI —

LEILÃO

25 10 2015
Edna

Ola, Ladyce, estava pesquisando sobre minha família e encontrei meu nome em seu blog juntamente com a imagem de uma tela que pintei. Sou Edna de Paula Soares, pintei Aquela tela quando Morava nos Estados Unidos, mais por saudade que outra coisa qualquer, mas tive oportunidade de expor nossas cores e nossa cultura fora do Brasil. Obrigada por haver publicado minha tela, espero poder continuar a conhecer seu trabalho.

25 10 2015
Edna

Ola, Ladyce, por acaso encontrei minha tela sobre futebol publicada em seu site. Agradeco que a tenha usado. Foi uma surpresa muito agradavel para mim. Contudo, esta tela assim como outras ficaram perdidas no porto de Santos quando as enviei para o Brasil em 2009. Eu Morava nos Estados Unidos da America. Penso que voce deve ter conseguido esta imagem online, ou teria sido de um leilao como explica acima? Gostaria muito de saber. Uma vez mais agradeco por expor meu trabalho e desejo muito sucesso com sua pagina.
Edna de Paula Soares.

26 10 2015
peregrinacultural

Olá Edna, que prazer tê-la por aqui. Sim, consegui essa tela online, faz um tempo já. Deve ter sido em leilão a maioria das telas mostradas aqui foram “colhidas” assim. Procurei por mais informações sobre a tela e sobre você e não achei. Que pena que a ficou retida na alfândega. Você tem uma página na web? Vou ver se consigo refazer os meus passos até a sua tela, mas não posso garantir. Obrigada pelo contato, um grande abraço,

26 10 2015
Edna

Não, no momento não tenho nenhuma pagina, acho que fiquei meio desanimada pois perdi cerca de vinte trabalhos naquela ocasião. Mas agradeço muito a Pessoas como você, São um estimulo para artistas como eu e para todos aqueles que gostam de arte e de leitura.

26 10 2015
peregrinacultural

Não desista não, Edna. Gostei do seu trabalho. Gostei do ângulo em que os jogadores foram retratados. A vida é louca, é muito cheia de reviravoltas que não podemos controlar. Mas viver é justamente isso, conseguir acomodar as rasteiras com os nossos sonhos. Keep in touch.

3 02 2016
Francis

Oi Ladyce, Te indiquei pra uma TAG super Cabeluda. Espero que goste.
https://francisnetofoto.wordpress.com/2016/02/03/tag-dos-gatinhos-livros/
Abraço.

3 02 2016
peregrinacultural

Obrigada!

12 09 2016
LILIANE CRISTINE MOREIRA VALERIO

Ladyce, vi q foi criado um novo grupo de leitura…com os nomes das pessoas q estavam em lista de espera do Papalivros. Será q dá tempo de participar desse novo grupo? Um super abraço. Obrigada por fazer diferença na nossa cidade!

17 09 2016
peregrinacultural

Liliane estou com uma lista de espera. Devo ter uma resposta para você depois do dia 28 deste mês.

25 09 2016
Maria de Lourdes de Brito

Olá Ladyce! Como me inscrever na lista de espera para participar do clube de leitura? Abs e aguardo ansiosamente sua resposta.

26 09 2016
peregrinacultural

Já lhe respondi através do FB.

28 06 2017
Maria de Fátima Ramos de Almeida

Olá, Ladyce! Adorei encontrar este blog. É muito bonito e instigante. Amo ler e foi bom descobrir aqui o grupo de leitura papalivros, no Rio de Janeiro. Tenho muito interesse em participar do grupo para compartilhar leituras. Daqui pra frente, com certeza, serei presença constante neste blog. Parabéns pelo trabalho!

16 07 2017
peregrinacultural

No momento, estamos sem vagas. Tenho dois grupos de leitura. No blog você vê o link à direita, próximo ao link do Papalivros (perdeu o hífen com o novo acordo). O outro grupo começou há pouco mais de um ano, e diferente do Papalivros começou todo — 20 pessoas desconhecidas umas das outras. Isso trouxe um pouco menos de hegemonia e sofremos alguns probleminhas. Sem conhecer bem uns aos outros, há a tendência de menor comprometimento. Andei despachando alguns membros por falta de presença. Remanejei outros que passei para o Papalivros que agora está com 21 membros. Mas eram pessoas que melhor se enquadravam com o perfil do Papalivros. E mantive 11 pessoas, no Ao Pé da Letra.

Muitas dessas pessoas… comecei com vinte e tivemos nada mais nada menos do que 14.

De qualquer modo, vou manter você nessa fila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: