Albinos, osgas no mundo encantado de Agualusa

19 06 2008

Hoje terminei de ler o delicioso livro Manual Prático de Levitação do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Este é o segundo livro de sua autoria que leio. Fiquei muito satisfeita em perceber que todo o encanto de linguagem e de temática que haviam me conquistado da primeira vez nas páginas de O vendedor de passados, permaneceu, vingou e cresceu, para minha total gratificação. Gosto de sua prosa, de seu humor, de sua imaginação e da delicadeza com que consegue abordar temas especialmente difíceis entre eles a guerra e suas infinitas e variadas conseqüências.

Diferente do anterior, este é um livro de contos, alguns pequeninos, tamanho bolso, mas que dão conta do recado com grande encanto. Estes contos nos oferecem uma breve viagem por Angola, Brasil e Outros Lugares de Errância. Esta é uma edição para o Brasil, uma coletânea de contos outrora publicados em Portugal e Angola. A eles só foram adicionados três contos inéditos: Os cachorros, O ciclista e Manual Prático de Levitação que dá o nome ao livro. A capa nesta edição da editora Gryphus já é sedutora o suficiente para mim. Trata-se de uma livre adaptação de um quadro do pintor belga René Magritte, cujos trabalhos fizeram parte não só do meu mestrado como do meu curso de doutoramento em história da arte. Nesta criação de Tite Zobaran e Mariane Esberard sobre o quadro Le chef d’oeuvre , duas silhuetas do homem com o chapéu coco se desdobram como se olhassem cada qual para um continente, mas são tão etéreas quanto o céu azul, levemente nublado que as preenche. Os autores foram muito felizes neste arranjo porque não só traz à tona a dualidade dos contos através de Angola e do Brasil como também o espírito onírico de grande parte da prosa Agualusa.

Este é um livro leve, de contos, retratos falados, quase-crônicas que devem ser lidas e apreciadas por todo tipo de leitor. São meras 150 páginas de encantamento. Vale a leitura!

 


Ações

Information

4 responses

20 02 2009
Anna Mary

No ano passado tive o prazer de ler “Nação Criola” do Agualusa, e depois fiquei nas livrarias de Fortaleza, procurando mais obras dele, mas infelizmente não encontro. Poderiam me ajudar ou mandar o e-mail dele para que eu possa entrar em contato com ele e poder melhor me orientar? Aqui, também, não encontramos obras do Mia Couto.
Aguardo resposta. Obrigada.

27 02 2009
peregrinacultural

Anna, infelizmente não conheço Fortaleza. A minha solução seria simplesmente ir a algum site de livraria. Sugiro a Livraria Cultura, O Submarino, a Saraiva, as lojas Americanas. Todos eles têm estes títulos.

Se você não se incomoda com um livro de segunda mão, o portal estantevirtual.com.br, é um excelente lugar para você pesquisar frequentemente quem pode lhe vender a um custo menor do que o de catálogo.

Você já experimentou perguntar na livraria que você frequenta aí em Fortaleza para ver se eles não conseguem o volume que você quer? Por aqui, com frequência as livrarias fazem isso e ainda mandam entregar em casa.

Como não conheço Fortaleza, fica realmente difícil dar uma resposta mais acertada. Boa sorte na sua procura.

3 09 2010
Dulgaia

Oi, amiga gostei da dica e especialmente de sua maneira de escrever, ao contrário de você sou professora e talvez esta leitura ajude-me, pois no momento estou precisando ler, leio muitas coisas didáticas, meus filhos acham “um porre”, mas eu busco dedicação e coragem, criei um blog, languefeminnie, ainda estou começando, no momento meu papai esta em coma numa UTI e eu estou tentando manter minha família unida e persistente, somos castólicos e acreditamos em milagres, amo literatura e gosto de escrever, obrigada por permitir que eu leia seu texto, abraços

3 09 2010
peregrinacultural

Olá Dulgaia, é um prazer ter a sua visita. Espero, no entanto, que na sua próxima vinda aqui já tenha boas novas sobre a saúde de seu pai. A literatura também é uma velha amiga minha. Um abraço e meus melhores votos para uma recuperação acelerada para o seu pai. Ladyce

Deixe um comentário