As brasas de Sándor Márai: solilóquio sobre a amizade

9 12 2012

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Caçadores no bosque, 1880

Antoni Piotrowski (Polônia, 1853-1924)

Óleo sobre tela, 127 x 170cm

Christie’s Auction House, junho 2009

Um pequeno romance de grande impacto, As Brasas de Sándor Márai revolve em torno da amizade de dois homens, amizade de infância.  A trama é simples: um confronto entre dois amigos após quarenta e um anos de separação.  Um evento, que se esclarece ao longo da segunda metade do livro, foi o ponto de fricção entre eles.  O encontro entre os dois, cuidadosamente encenado por Henrik, um militar aposentado do exército do antigo império austro-húngaro,  leva ao clímax do romance, quando, num penoso e intenso solilóquio,  ele descortina as nuances de emoções e comportamentos, que explicam e justificam o evento que  levou ao término da amizade.

Nesse monólogo raramente interrompido por Konrad, o amigo que o visita, e que agora reside em Londres,  Henrik  explora suas reações ao longo dos anos, depois da separação dele, do amigo e de Krisztina, sua esposa.  A trama traz ao proscênio o melhor que a literatura tem a dar: um estudo das emoções humanas.  Como componentes da trama, fazendo parte do cenário, trazidos vez por outra para o foco de luz no palco, estão o amor, a inveja, a traição, a honra e o dever.

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No entanto há uma extensa metáfora  nessa encenação, que se passa no ano de 1919, logo após a desintegração do império austro-húngaro.   Ambos os amigos vêm de famílias com nobreza, mas Henrik pertence a uma família mais importante, mais chegada à realeza húngara, enquanto Konrad vem de uma família nobre  empobrecida, cujos laços nobiliárquicos estavam enraizados na Polônia e que precisa vender terras para poder mantê-lo na escola militar.  Há um desequilíbrio de classe social e financeiro entre os dois que faz um paralelo direto com a realidade daquele império formado em 1867, entre a casa dos Habsburgos e a família real da Hungria.  Quando Sándor Márai caracteriza a amizade como um dever, na fala de Henrik, ele fala de amigos ou de nações?  E Konrad lembra a Henrik, que tudo que juraram defender, já não existe, mas Henrik só admite que o modo de vida do qual fazia parte talvez não exista mais ao final da narrativa.

Konrad é retratado não só como passional como indigno de confiança, como quando toca piano, uma peça de Chopin, de quem era parente distante, e se transforma. Falsidade e deslealdade eram características atribuídas a povos não húngaros. Para Henrik, ou melhor, para o verdadeiro húngaro, Konrad prova ser dessa estirpe desleal, assim como por extensão sua própria mãe e Krisztina, sua esposa.    Ainda que a presença de Konrad pareça quase acidental na trama, já que é o monólogo de Henrik que revela a complexidade de seus sentimentos e de suas ações, Konrad é essencial pois torna-se o avesso, a imagem espelhada, de Henrik.  Assim vemos os dois lados do império austro-húngaro: a nobreza traída, e os que dela escaparam, mesmo que a grandes penas.   Diferente do esperado esta é uma história escrita não por quem venceu a guerra, mas por quem a perdeu.

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Sándor Márai

Eventualmente Henrik reconhece que há coisas piores do que o sofrimento e a morte, entre elas, a perda do amor-próprio. E isto também pode ser visto não só como sua descoberta pessoal depois de passar quarenta e um anos analisando os eventos que levaram ao final dessa amizade, como pode ser considerado o retrato daqueles que por orgulho, dívida, dever resistiram à dissolução do império.

Como eixo da trama está Krisztina, traída duas vezes: por Henrik e por Konrad.  Uma mulher enigmática, estrangeira, pobre, que receia seus próprios pensamentos e mantém um estranho diário,  documento  íntimo, cuja importância Henrik cultiva através dos anos e que ao final se faz totalmente desnecessário.  Ela também pode ser vista por dois ângulos: traída por dois homens e traidora dos dois.  Que versão adotar?

As brasas é uma obra que nos leva a pensar em círculos.  A considerar as desventuras do ser humano.  É apropriado perguntar se precisamos de tanto sofrimento.  De tanta angústia auto-imposta. E vale lembrar que as conotações de valores como dever, dívida, lealdade, mesmo que possam ser consideradas absolutas por uns, terão sempre uma dualidade, um reverso que pode não ser esperado.


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