Mapa de 14.000 anos desenhado numa pedra

7 08 2009

SPAIN ARCHEOLOGY STONE MAP

 

Arqueólogos da universidade de Zaragoza, liderados pela cientista Pilar Utrilla, descobriram o que acreditam ser o mais antigo mapa da Europa Ocidental, numa caverna na Espanha.   Desenhos feitos com riscos numa pedra do tamanho própria para caber na palma da mão, datando de aproximadamente 13.660 anos, parecem ter sido utilizados como mapa, mostrando uma montanha, rios, lagos e um animal caprino.  A pesquisa que levou 15 anos – a pedra foi encontrada em 1994 – foi publicada no Journal of Human Evolution.  A pedra foi descoberta na caverna de Abauntz Lamizulo,  que a tradição mantém ser o abrigo das “lâmias” – ninfas mitológicos com pés de pássaros.   A caverna, dizem os arqueólogos, teria sido de importância estratégica para o homem caçador, pois se encontra acima de um cânion em cujo vale abaixo animais certamente  pastavam.  As riscas na pedra parecem mostrar as curvas de rios e riachos abaixo, enquanto que outras marcas parecem fixar pontos de importância para orientação> um pico idêntico ao desenhado na pedra pode ser visto da caverna.  

 

pedra

 

Esta pedra foi desenhada numa época de grande atividade humana na região de Navarra da Espanha.  Seres humanos estavam movendo-se cada vez mais para o norte e precisavam cooperar e até mesmo dividir terras.  Isso estaria localizado imediatamente depois dos 3.000 anos da Idade do Gelo.  Toda essa atividade faria mapas terem grande importância.  Nem todos os arqueólogos concordam com a interpretação de que essa pedra seria um mapa.  O argumento       que defendem é que a familiaridade do homem com o meio ambiente naquela época  faria o uso de mapas desnecessário.  

 

pedra 2

 

FONTE: Daily Mail


Ações

Information

9 responses

18 02 2010
carlos roberto

Mais uma vez o homem moderno subestimando o homem primitivo.

25 04 2010
Juliana

isso n tem nada a ver com um mapa além do mais isso é ingles quem entende

11 05 2010
João Batista Jardim

Seja mapa ou não, nos faz lembrar as linhas (gigantes)de nazca no Peru.

11 05 2010
peregrinacultural

É mesmo, não tinha pensado nesses desenhos dessa maneira. Gosto imensamente das cerâmicas de Nazca.

18 01 2012
Daniel Vinhas - Desenhando a Lápis

Vamos com calma. Definir se tal pedra servia como mapa é uma fantasia científica. Não podemos ter certeza que tal artefato tinha este uso, ou se era uma representação mágica com objetivo de dominar aquela região.
Mas as evid~encias apontam que seja sim uma representação da região como entendia o homem da época. Achei interessante a imagem do cervo, suas proporções realísticas e a representação de olhos e focinho que não me lembro de ver isto em ilustrações ruprestes tão antigas.
Vou pesquisar para ver se não estou falando algo equivocado!
Mas o post é bem interessante

18 01 2012
peregrinacultural

Daniel, você teve uma reação muit semelhante à minha. Cheguei a comentar com meu marido, que realmente não acredita que esse seja um mapa… Mas os pesquisadores são de qualidade… e vc também tem razão sobre a representação do cervo… Também acho muito naturalística essa representação… Parabéns pelas observações e aguardemos futuras descobertas na área, um grande abraço, Ladyce

8 02 2012
ilana

nossa deve deve ter uma semelhança pq esta pedra eu achei muto bonita

10 02 2012
peregrinacultural

Que bom que você gostou e achou bonita!

1 04 2012
nicole

eu acho estas pedras muito bonitas pq ela têm uma semelhança

Deixe um comentário