O Corpo Humano, em versos infantis de Walter Nieble de Freitas

10 10 2009

 corpohumano,menino 3Ilustração, Maurício de Sousa, adaptada.

 

O Corpo Humano

                                                     Walter Nieble de Freitas

 

Toda criança estudiosa,

Que deseja passar de ano,

Deve saber que em três partes

Se divide o corpo humano.

 

São: cabeça, tronco e membros

— É bem fácil a lição —

Vejamos parte por parte,

Preste, pois, muita atenção.

 

Na memória, guarde bem,

É importante, não se esqueça!

Somente de crânio e face

Se constitui a cabeça.

 

corpo humano menina 5

Ilustração, Maurício de Sousa, modificada.

 

No crânio, ficam o cérebro

E outros órgãos protegidos;

Estão na face o nariz,

A boca, os olhos e ouvidos.

 

O tronco está dividido

— Veja as Ciências Naturais —

Em tórax e abdome,

Duas partes, nada mais.

 

Localizam-se no tórax

— Não vá fazer confusão —

Dois órgãos muito importantes:

Os pulmões e o coração.

 

corpo-humano-1

 

Fazem parte do abdome:

Estômago, pâncreas e rins

E também os intestinos

Com outros órgãos afins.

 

Em dois planos diferentes

Os membros estão situados:

Superiores e inferiores

São eles asssim chamados.

 

São dos membros superiores

— Aprenda bem a lição —

O ombro, o braço, o antebraço

E também a nossa mão.

 

corpo-humano-2

 

Vejamos os inferiores

— Você quer saber, não é? —

São estas as suas partes:

Quadril, coxa, perna e pé.

 

O nosso corpo precisa

Banho com água e sabão,

Bastante exercício, ar puro

E boa alimentação.

 

Mas, ao lado de tudo isto,

Não descuide da instrução,

Porque assim você terá

Mente sã em corpo são.

 

Em: Barquinhos de papel: poesias infantis, Walter Nieble de Freitas, São Paulo, SP, Editora Difusora Cultural:1961.


Ações

Information

29 responses

24 10 2009
Gilsa Elaine

Adorei a postagem.
Minha filha mais velha está quase lendo e adora livros, poema, desenhos, música.
Não vejo a hora dela poder conhecer esses blogs com poemas e temas infantis de altíssima qualidade como o seu.
Parabéns!!!! Infelizmente as palavras não conseguem expressar o que a gente gostaria, senão você entenderia bem o meu parabéns.
Um abraço

25 10 2009
peregrinacultural

Gilsa, vpcê é muito generosa. Muito obrigada pela leitura e frequente visita ao blog. Um grande abraço. Ladyce

2 02 2010
PRO EDY

adorei, até que enfim encontramos textos voltados para criança.

6 03 2010
hayanne

adorei o materia vou aproveitar bastante

16 03 2010
Ivani Melfi

Eu fui aluna quando criança de um Colégio de Estado de São Paulo em que o Diretor era o Prof. Walter Nieble de Freitas e aprendi tabuada cantando as músicas de tabuadas que ele compôs – era a tabuada dos bichos ou da bicharada”.
Adoraria saber se há algum livro no qual foram publicadas estas músicas.

“Nunca vi coisa mais engraçada
Não é que os bichos sabem tabuada…”
e aí era tabuada por tabuada, citando os nomes dos bichos e rimando conforme a tabuada.

Se souberem onde posso encontrar agradeço.

2 05 2010
ellen

e muito importante a gente cuidar do nosso corpo

7 06 2010
patricia

gostei , amei , show de bola aproveitei muito legal!!!!!!

16 06 2010
Anaritonia Rodrigues Machado de Monte Palma

Que blog maravilhoso!
Gostei de tudo que tem nele, principalmente das poesias, na qual trabalhei com meus alunos a poesia do corpo humano de Walter Nieble de Freitas. Foi um sucesso.
Parabéns!!!

20 09 2012
ketlyn

legal!!!kkkkk

20 09 2012
peregrinacultural

Obrigada, muito obrigada! Sim, há textos que são mais antigos mas que ainda dão conta do recado com muita alegria e astúcia. Temos muitas professoras e alunos de diversas séries que nos visitam regularmente. Mas muito obrigada pela consideração de me dar um retorno. Um grande abraço, Ladyce

25 08 2010
leidiane

adorei a forma de ensinar sobre o corpo humano em versinhos. muito obrigada.

1 04 2011
luciana

minha filha Geovanna de 06 anos adorou o jeito divertido que ensinaram sobre o corpo humano

3 09 2011
alice

é mesmo

15 04 2011
atalia

kkkkkkkk srsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

9 08 2011
larissa

Adorei o texto por que eu tenho que fazer isso na escola
amei d+ o texto obrigado!

26 10 2011
necilda

muito boa essa postagem,
um jeito bem divertido.
de repassar um conteúdo.
fácil de ser entendido.
E com enorme prazer,
deixo o meu comentário.
foi muito bom o que li.
parabéns pelo trabalho..

16 02 2012
anônimo

Ameii!!!Muitoo Boom…uma maneira fácil da aprendizagem infantil!

13 03 2012
sabrina

Eu acheii mt mt bom esse site!!!
E também è bom para aprender um pouco!!!

13 03 2012
peregrinacultural

Que bom Sabrina, volte sempre. Estou aqui para ajudar. Um beijinho

27 03 2012
Camila

Adorei o verso… Facilita a memorização das partes do corpo !

27 03 2012
peregrinacultural

Camila, também acho. Boa ferramenta para ajudar à memória. Obrigada pelo comentário.

13 04 2012
elaine

muito bom este sate, me ajudou a ajudar minha filha!!!!!

14 04 2012
peregrinacultural

Que bom que você pode ajudar à sua filha através do blog. Voltem sempre.

22 05 2012
Renita Fátima Samagaia

Precisei de um trabalho de aula,sobre poesia com o corpo humano,e encontrei aqui.obrigada.

23 05 2012
peregrinacultural

Obrigada por me dar esse retorno, gostei de saber que minha seleção foi de ajuda. Volte sempre.

26 11 2012
Gabriela Lopes

Goatei muito desse site me ajudou muito a fazer meu trabalho de Inglês !!

27 11 2012
peregrinacultural

Que bom, Gabriela, fico feliz! 🙂

21 08 2014
kerolin dayane

amei.me ajudou muito

21 08 2014
peregrinacultural

Que bom! Adorei saber… 😉

Deixe um comentário